sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Crime do Poço - Capítulo 1 - O Assassinato

Capítulo I – O Assassinato

- “Cadê o milho?”, disse Domenico De Luca (1) , jovem imigrante italiano de 17 anos de idade.

- “Aqui está o milho!”, respondeu Antônio N., que ao mesmo tempo deu uma forte pancada na cabeça de sua desavisada vítima, que nem teve tempo para virar-se de frente para seus algozes.

O relógio carrilhão assentado acima da janela central da matriz Nossa Senhora da Candelária, na época sem as duas torres, marcava três horas da tarde.

A vítima desmoronou por terra ficando deitada sobre o seu lado direito, quando levou outra forte bordoada, também na cabeça. Com a pancada virou-se de costas e debatendo-se, mexia derradeiramente braços e pernas em rápido tremor. Mas não se defendia, agonizava e emitia fundo estertor, movimentando-se involuntariamente. Como a autópsia revelaria dias mais tarde, já era naquele instante, portador de duas fraturas cranianas.

Rapidamente, Adão R. pegou uma pesada pedra que servia de encosto da porta, levantou-a acima da cabeça e com os braços erguidos, aproximou-se do moribundo e a socou com força em seu peito exposto, sobre o coração (2) .

Eugênio C., que sorrateiramente também havia se aproximado da vítima, firmou seu pé contra o lesado peito, tirou do lado esquerdo da cinta uma faca de sapateiro com aproximadamente um palmo de lâmina, segurou no queixo de Domenico e desferiu dois profundos e vigorosos golpes, degolando-o quase que totalmente, dando àquele quadro sinistro, a mais intensa feição de sanguinário horror.

Após o sinistro consórcio que premeditou o crime 24 horas antes, jazia agora o jovem Domenico, num cenário repulsivo, covarde e repreensível, sucumbido à desgraça.

.....oooooOooooo.....
 
(1) Exceto a citação 2, as informações deste capítulo são advindas dos autos do processo.
(2) DOTTA, Mário. A Tragédia da Rua Candelária. Indaiatuba (SP). 1985. Mimeografado. p.11


LEIA O CAPÍTULO 2


Livro publicado em 2007

5 comentários:

  1. Eu nem sabia que virou livro..humm interessante!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que O crime do Poço deveria revelar os sobrenomes dos assassinos, pois isso é histórico nada tem de errado, já pensou se ao revelar o assassino do Presidente Kennedy só escreve Lee H.O a história ficaria incompleta.Esse é apenas o meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  3. Adão Ripabello
    Antonio Nugnesi
    Eugênio Cardinalli
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Crime_do_poço_(Indaiatuba)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por ter a coragem de postar o sobrenome dos assassinos!

      Excluir
  4. Os sobrenomes dos condenados pelo assassinato não estão citados na narrativa, mas estão no final do livro, em fontes referenciadas.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas na última semana