quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Fundação Pró-Memória promove curso curso "Debates contemporâneos do campo patrimonial"

Em parceria com o Departamento de História do IFCH - UNICAMP, a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba oferecerá um curso de formação e capacitação voltado para os temas Patrimônio, História, Memória e Preservação do Patrimônio Cultural.

A Escola do Patrimônio é um projeto de extensão que ocorre anualmente desde 2014 e é resultante da parceria entre a Fundação Pró-Memória e o Departamento de História do IFCH – UNICAMP.

O curso "Debates contemporâneos do campo patrimonial" será oferecido nos dias 17 e 18 de dezembro, em três aulas.

I - Esquecimento, memória e identidade: perspectivas sociais e atuação de agências governamentais na seleção e proteção de patrimônios culturais;

II - Usos da memória entre instituições e o ativismo civil contemporâneo: formas de apropriação do passado na elaboração de narrativas do presente;

III - Patrimônio cultural brasileiro: gestão, instrumentos preservacionistas, iniciativas, regulamentações e conflitos sobre memória e cultura.

Os cursos serão realizados na Tulha do Museu Municipal Casarão Pau Preto – Rua Pedro Gonçalves, 477

No dia 17, a aula acontecerá das 14h às 18h e, no dia 18, das 9h às 13h e das 14h às 18h.

O curso será ministrado pelos seguintes professores:

Helena Tavares Gonçalves: graduada em ciências sociais pela Unicamp e mestre em Preservação do Patrimônio cultural pelo Iphan, com pesquisa sobre as diferentes formas de apropriação social de centros históricos. Atuou na gestão da política pública de patrimônio cultural, exercendo a função de coordenadora técnica na Superintendência do Iphan no Amapá e de consultora da Unesco na Superintendência do Iphan em São Paulo em um projeto de salvaguarda de bens culturais imateriais registrados. Atualmente está vinculada ao Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Unicamp na linha de pesquisa em Memória Social e Patrimônio Cultural, onde desenvolve pesquisa sobre as formas de habitar os centros históricos tombados.

Fernando Pascuotte Siviero: historiador e professor de história formado pela Unicamp, e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan, com pesquisa sobre Educação Patrimonial como ferramenta de gestão e preservação em centros históricos urbanos tombados. Atualmente, é professor de História da rede privada de ensino e pesquisador autônomo sobre História e Patrimônio Cultural.


As inscrições deverão ser realizadas nos dias dos cursos.

*Haverá emissão de certificados

A imagem pode conter: texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana