domingo, 27 de março de 2016

Museu do Brinquedo de Indaiatuba na EPTV


Aline Lima (EPTV) encontrou brinquedos que lembraram sua infância (reprodução - EPTV)


Apaixonada por brinquedos conta a história do acervo de 3 mil peças

Jane Bonet tem brinquedos do mundo todo e pretende abrir um museu para preservar a história de objetos que fizeram parte da nossa infância

 

Não existe idade certa para brincar. Bom, pelo menos essa é a ideia de uma colecionadora de brinquedos de Indaiatuba (SP) que possui objetos do mundo todo e de várias décadas. A Aline Lima foi conhecer o acervo cheio de histórias e memórias da professora Jane Bonet, que soma atualmente cerca de 3 mil brinquedos, e conta essa trajetória aqui no Mais Caminhos.

A paixão pelos brinquedos vem de infância. A colecionadora conta que não tinha muitos quando era criança. Estes foram mantidos durante toda a vida. Mas a coleção começou a ganhar forma há oito anos. O primeiro brinquedo, comprado aos 50 anos, foi uma bicicletinha vermelha que nunca pôde ter. Mas ela foi comprada como objeto de decoração.

A partir daí as aquisições de brinquedos viraram uma constante. “Depois disso, veio uma avalanche de brinquedos antigos”, conta. Hoje são milhares de itens, todos eles com um passado cheio de brincadeiras, passados de mão em mão.

Em família

A paixão da Jane acabou influenciando a família toda. O filho Daniel Maia conta que quando abriu seu negócio, convidou a mãe para decorar o espaço com os brinquedos. “Quando começou, todo mundo entrava aqui e queria comprar, hoje o pessoal já está entendendo que isso é uma exposição”, afirma.

 A filha caçula, Anna Basílio, de 15 anos, também ajuda muito a mãe a cuidar da coleção. “Eu penteio o cabelo, limpo, ajudo a organizar... é de família”, diz.

 Museu do brinquedo

Você deve estar se perguntando o que a Jane vai fazer com todos esses brinquedos? Vender está fora de cogitação. Ela conta que planeja abrir um museu do brinquedos brincados. “Eles (brinquedos) têm valor inestimável, eu falo que são das crianças, são do povo, nem considero meus!”, afirma.

 Abrir um museu envolve legislação e é preciso documentação e autorização governamental para isso. Mas a colecionadora mostra-se confiante.

Quer conhecer melhor essa coleção e saber como a Jane traz os brinquedos do mundo inteiro para sua casa? Assista ao vídeo! 

Quem sabe você não identifica algum que fez parte da sua infância! A Aline achou!



No depósito da casa da família de Jane Bonet, o que não faltam são brinquedos (reprodução EPTV)


Veja mais sobre o Museu do Brinquedo no link: http://glo.bo/1ZDfM1r

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana