Um olhar nostálgico sobre o Chafariz do município de Indaiatuba
As reminiscências do povo indaiatubano e as possíveis transformações do cenário atual a fim de viabilizar novas memórias no usufruto coletivo
Ana Carolina Tavares de Sousa
Há décadas, o chafariz da Praça Elis Regina era utilizado como uma bica pelos moradores do município de Indaiatuba (SP). Sendo potável para consumo, os habitantes se beneficiavam com as bicas, estas que futuramente se tornariam torneiras públicas. Foi Mário Araldo Candello que vislumbrou ações neste espaço da cidade para viabilizar o uso. Também contribuiu na revitalização da antiga praça, investindo na paisagem urbanística. Uma das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) homenageia o antigo prefeito Mário Candello ao receber seu nome.
Graciela Regina Gomes é professora aposentada e reside em Indaiatuba. É neta do prefeito que contribuiu com ações em prol do chafariz e no seu depoimento relata sua experiência de infância neste marco histórico do município. Diz: “Segunda-feira ao entardecer era sagrado. Eu tinha uns 8 ou 9 anos e acompanhava as minhas tias-avós nessa empreitada, minha mãe nos levava de carro”.
Foto 01
Vida que jorra em forma de água
Resgatando memórias, afirma: “Naquele tempo, nossa como estou saudosista, a localização era retirada da cidade, a rua não asfaltada e limitada pela cerca de uma fazenda. Nos servíamos da água fresquinha fazendo conchinha com as mãos. Subíamos as escadas e nos sentávamos num dos tantos bancos que circundavam o jardim, ladeados de árvores que soltavam um botãozinho que se parecia com um piãozinho e ficávamos tentando girá-los, brincando e nos divertindo com tão pouco. Atualmente, uma parte da antiga fazenda foi substituída pelo belíssimo Parque Ecológico, a rua foi asfaltada e construíram um Jardim Japonês ao lado”.
Foto 02
Banquinhos que trazem memórias
Por residir em Indaiatuba, as reminiscências ao recordar da sua infância neste local são muitas. “Não tem uma vez que, passando em frente, não me lembre dessa fase prazerosa da minha vida, além de sentir um imenso orgulho por ser neta de Mário Araldo Candello, um dos melhores prefeitos que Indaiatuba já teve e que viabilizou a construção do mesmo e de tantas outras obras que beneficiaram a população indaiatubana”.
Foto 03
Ladrilhado azul – Chafariz na praça Elis Regina
Em tempos de pandemia, o Covid19 tem se mostrado cruel, fazendo-se necessários meios de prevenção. Uma intervenção social seria a implementação de pias públicas, que culminariam em focos de higienização coletivos. Sendo possível minimizar a transmissão e fortalecer a retomada das antigas bicas, inclusive a do Chafariz de Indaiatuba. Com certeza esse marco histórico que fez parte da cultura de gerações será relembrado pelos saudosistas; assim como pelas novas gerações um novo olhar cairá sobre esse patrimônio cultural, gerando grande impacto positivo para a saúde da população indaiatubana.