Este trabalho busca analisar os critérios e procedimentos exigidos pela Certificação LEED para que um empreendimento, como é o caso do Supermercado Pão de Açú-car de Indaiatuba/SP, construa e opere com métodos ecológicos, e obtenha a devida certificação.
Foi feita uma visita ao supermercado com registros fotográficos e coletadas informações a fim de demonstrar os aspectos ambientais utilizados, e em seguida, foi discutido todos aqueles que se relacionam com as exigências do LEED.
Além disso, como proposta de soluções para a melhoria desses aspectos implantados foi apresentado os sistemas de aproveitamento de água da chuva, e a utilização do sistema de energia eólica e solar.
O sistema de captação e aproveitamento de água da chuva foi analisado apenas para os usos não potáveis, chegando-se a conclusão de que sua implantação é viável e beneficiará tanto o supermercado como também diminuirá o desperdício de água potável para fins não nobres.
Sobre os sistemas eólico e solar foram primeiramente apresentados os processos de funcionamento e em seguida analisados em conjunto, como um sistema híbrido a ser implantado no supermercado, para que se tirasse o máximo de proveito e obtivesse ganhos energéticos.
Para ler o texto completo, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário