segunda-feira, 27 de junho de 2022

Coral da Cidade de Indaiatuba apresenta homenagem a Nabor Pires Camargo

 Apresentação acontece dia 29 de junho, no Piano, com entrada franca




O Coral da Cidade de Indaiatuba apresenta na próxima quarta-feira, 29 de junho, às 20 horas, uma homenagem ao clarinetista e compositor Nabor Pires Camargo, autor do Hino de Indaiatuba. A apresentação acontece no auditório do Centro Cultural Hermenegildo Pinto, o Piano, com entrada franca e por ordem de chegada. A realização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

“O Coral da Cidade de Indaiatuba apresentará um repertório inteiro com músicas de Nabor Pires Camargo”, comenta a regente Áurea Ambiel. “Este projeto visa a valorização do artista Indaiatubano, assim como consolida o trabalho da Secretaria Municipal de Cultura em manter viva a memória e a obra do músico”.

O critério para a escolha do repertório foram peças editadas, algo muito significativo para a época. “Dentre as peças escolhidas, várias delas nunca foram gravadas, promovendo uma experiência única para o público”, ressalta a regente.

A apresentação contará com a participação do professor das oficinas culturais e violonista Geilson Brito e arranjos de Felipe Coelho, confeccionados especialmente para este concerto. O Coral da Cidade de Indaiatuba será acompanhado pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, formado por Jessica Benedecte, Ricardo Sander, Iriz Felippe e Sergio Ribeiro.

No repertório da apresentação estarão Luar de Indaiatuba (letra de Cleonice Matiolli Camargo e música de Nabor Pires Camargo); Vá Carregar Piano (Nabor); Espanta-Vaca (Nabor e Zé Caipora); CapuchinhoLá Vem Cruzeiro Mamãe, Me Leva (estas últimas com letra de Dieno Castanho e música de Nabor).

Homenagem a Nabor Pires Camargo

Com: Coral da Cidade de Indaiatuba
Data: 29 de junho
Horário: 20 horas
Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)
Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5.924 – Jd. Morada do Sol
Entrada franca e por ordem de chegada

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Museu da Água retoma programa "Trilha das Águas" com visita presencial

Ó Museu da Água iniciou, nesta semana, o Programa de Educação Ambiental “Na Trilha das Águas”, desenvolvido pelo Museu e realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), desde 2009, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e também faz parte do Programa Município VerdeAzul, iniciativa do Governo Estadual.

O objetivo do Programa na Trilha das Águas é despertar a consciência ambiental, principalmente nas crianças e jovens para que eles tenham o cuidado necessário para a utilização de um recurso, como a água, tão importante para a humanidade e que tem um papel cada dia maior no desenvolvimento do Município. 

Desde março de 2020, com a pandemia da Covid 19, o programa vinha acontecendo de forma virtual nos sites do Museu e do Saae. No período: (1) foi criado um tour virtual do Museu da Água e Parque do Mirim, junto com a Secretaria de Cultura, para que todos pudessem visitar esses espaços, que tive 1300 acessos, e além disso, (2) os professores da rede municipal de ensino fizeram diversos vídeos explicativos no Museu da Água, sobre diversos temas ambientais, principalmente sobre a água, que eram disponibilizados aos alunos acessarem de casa. 

Este ano o Programa está voltado aos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, e iniciou com a Emeb Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro, onde os educandos percorreram a exposição “Origem e Propósitos”, que mostra a formação da água em nosso planeta até sua transformação nos dias de hoje, estiveram na Sala Histórica que conta sobre o abastecimento em nossa cidade e fizeram a trilha ecológica ao redor do museu onde aprenderam sobre a importância da mata ciliar para a manutenção de um manancial, além de vivenciarem o contato com a “bica” ligada diretamente com a nascente do Cupini, que abastece nossa cidade desde 1936.


MUNICÍPIO VERDEAZUL (PMVA)

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. 

O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. 

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefetiruas paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas em dez diretivas norteadoras que abrangem os seguintes temas estratégicos: município sustentável, estrutura e educação ambiental. Conselho Ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

Indaiatuba já esteve consecutivamente no 28º lugar no Ranking formado pelos indicadores do programa, mas em 2020 caiu para 80º. (Veja os ranking aqui).

HISTÓRICO DO PROGRAMA

No site do SAAE consta que, desde 2009, ano de lançamento do Programa, mais de 15 mil pessoas, entre alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental das redes municipal e particular, universidades, empresas, associações de classe já participaram, percorrendo locais históricos do abastecimento de água de Indaiatuba, e conhecendo de perto como é feita a captação e o tratamento de água.

Conforme indica o folder do programa, (copia abaixo) o passeio começava no antigo Chafariz, no final da Rua Cristiano Steffen, no Bairro Pau Preto, uma das primeiras fontes de abastecimento de água da cidade. Do local, o grupo seguia até a Represa de Captação do Cupini, próxima à SP-75, onde fica o Museu da Água.

No local, os grupos eram recepcionados por monitores que davam uma aula aos visitantes, explicando desde a parte histórica da visita até percorrerem trilhas em um dos últimos trechos remanescente de Mata Atlântica do município, moradia de várias espécies de aves e roedores, além de conhecerem inúmeras nascentes existentes naquela área, que alimentam um dos lagos do local, de onde a água é captada para tratamento desde 1937.










terça-feira, 21 de junho de 2022

Casa da Providência tem 28 anos de serviços prestados à comunidade

Jornal Indaiatuba 107.1 FM

Ano 1 | Edição 013  | Indaiatuba, 03 de junho de 2022


A presidente da Casa da Providência, Edilene Cristina Wolf, visitou o Jornal das Onze para falar a respeito da entidade e os serviços prestados a comunidade. 

A Casa existe desde 22 de março de 1994, após iniciativa do Padre Francisco de Paula Cabral de Vasconcelos. 

O primeiro projeto, denominado Instituto de Amparo ao Menor – IAME estava localizado à Rua Ademar de Barros, mas logo mudou para a chácara da Paróquia, à Rua Alemanha, 288, chegando a atender até 60 crianças simultaneamente. 

O encerramento de suas atividades ocorreu em novembro de 2006.

Para saber mais, coloque a câmara do seu celular no QR Code abaixo:






segunda-feira, 20 de junho de 2022

ANIVERSÁRIO DE 65 ANOS DO INDAIATUBA CLUBE


Era 1948. 

Indaiatuba, uma pequena cidade com cerca de 15.000 habitantes, não contava com um clube social. 

O que havia eram dois salões de baile, anexados a um bar e a um hotel, onde a mocidade da época esporadicamente promovia um baile, emprestando um dos salões. 

Nesse ano um grupo de pessoas, haviam juntado esforços e comprado um terreno junto à praça central, na intenção de construir ali um clube. 

Mas foi somente em 1957 que a ideia da construção começou a tornar-se realidade, quando o grupo decidiu, em uma reunião, fundar um clube social, dando-lhe personalidade jurídica e um quadro associativo expressivo. 

Isso aconteceu no dia 1º de julho de 1.957.

Foi assim que surgiu o Indaiatuba Clube.

E há muito o que comemorar nesses 65 anos de existência! 

O clube iniciou suas atividades em um salão alugado na Praça Leonor de Barros Camargo e hoje tem 6.000 m2 de área construída e continua em ampliação. 

São mais de 5.000 associados, que frequentam as mais de 35 atividades do clube, que é voltado para as famílias da cidade.

Além das atividades esportivas e de lazer, o clube oferece diversos eventos para atrair não associados e interagir com a cidade.

.....oooooOooooo.....

Créditos: release do Indaiatuba Clube e imagens do site do Clube e Indaiá Dinossauros (facebook)



Indaiatuba Clube - Festa Junina em 1958
Primeira Festa Junina característica no clube, cerca de um anos após a inauguração


Indaiatuba Clube -12 de janeiro de 1966
Alguns indaiatubanos na foto: Angelo Prandini, Alberto Zoca Ferrari,, Silvião Machado, Paulo Salvio Antolini, Marcio Batistucci, Neguinho Scodro, entre outros.



Indaiatuba Clube -1977
Cauby Peixoto, que se apresentou no aniversário de 20 anos do clube, 
ao lado de membros da diretoria



Indaiatuba Clube -1987
Diretoria responsável pela discussão e planejamento da nova sede



Indaiatuba Clube -Início dos anos 90
Diretoria responsável pela discussão e planejamento da nova sede, 
junto com arquitetos e engenheiros convidados





Postagens mais visitadas na última semana