segunda-feira, 16 de setembro de 2024

PORTAS E JANELAS ANTIGAS DE INDAIATUBA





Abrir um vão em uma parede para criar uma porta ou janela sempre foi um desafio estrutural, quanto mais rudimentar a tecnologia utilizada na parede, mais inteligente é a solução na abertura.

AS LUMIEIRAS RETAS do Casarão Pau Preto
As portas e janelas do Casarão Pau Preto, em especial da ala em taipa de pilão, são elementos robustos em madeira, criados para transferir os esforços que atuam sobre o vão aberto, para o resto da parede. ESTEIOS sobem verticalmente e são encimados por uma peça grossa de madeira chamada de LUMIEIRA. As portas e janelas em edificações de taipa, são fortes peças estruturais.

Os ARCOS ABATIDOS Barrocos da Candelária.
Quando o Brasil foi descoberto pelos povos europeus, estávamos no início da era que chamamos de Barroco; em seu momento mais inicial, o maneirismo. Uma das principais características desta vertente artística é o uso de curvas e a sensação de movimento. As portas e janelas sustentadas, na Antiguidade Clássica, por peças em arco pleno ou vergas retas, passam a ter desenho abatido, elíptico. O ARCO ABATIDO é tipicamente barroco e marca a época de Brasil Colônia.
As duas primeiras obras citadas, da Candelária e do Casarão, são autenticamente construídas durante o barroco brasileiro, em épocas de Colônia ou tardiamente no início do Império, todas as outras que citarei são releituras de um novo movimento artístico, o ecletismo.


O ARCO ABATIDO ECLÉTICO do RANDOLFO.
Após o Barroco no Brasil tivemos um movimento de releituras de eras anteriores, chamado de ECLETISMO. Neste movimento da segunda metade do Sec. XIX até o início do XX, foram revividos elementos da Arquitetura Clássica, Gótica ou até mesmo a Barroca, e passamos a identificar ESTILOS ECLÉTICOS pelo prefixo NEO. É a era do Neoclássico, Neogótico e do Neocolonial; é o tempo da moda e da indústria.
O ARCO ABATIDO da janela do RANDOLFO, é uma releitura do arco abatido barroco, misturado com diversas outras informações, uma das referências, é a própria Igreja da Candelária. Podemos dizer que esta janela é um elemento de repertório Eclético.


A VERGA RETA, da casa da Rua Augusto de Oliveira Camargo
Esta janela, possuia uma VERGA RETA, utilizada também na antiga Casa de Câmara e Cadeia. É uma citação tipicamente neoclássica, este elemento das janelas neoclássicas costuma receber o acabamento do FRISO, que é a primeira de três partes do ENTABLAMENTO, mas nesta janela temos a representação de toda a peça, em suas três sundivisões: friso, arquitrave e cornija.


O ARCO PLENO da casa Paroquial
Na casa paroquial, também há uma releitura Eclética de elementos da arquitetura clássica. O elemento que estrutura o vão da porta é o ARCO PLENO, muito utilizado na arquitetura clássica, em especial da Roma antiga. O arco pleno costuma ser arrematado por uma peça chamada de CHAVE DE ARCO, que indica seu ponto médio.


Há MUITA história em cada pedacinho de nosso patrimônio.

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