Na quarta-feira, onze de dezembro, a historiadora Silvane Leite Poltronieri que é funcionária pública municipal da Secretaria da Educação, vai lançar o livro "Primórdios da Instrução Pública no Brasil - O caso de Indaiatuba - 1854-1930".
O evento acontecerá no Teatro Antônio Carlos Boldori dentro do Colégio Objetivo, na Rotatória do Parque - Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé no. 1400, no Jardim Esplanada.
O evento é aberto e a obra será vendida no local.
A autora trabalhou como arquivista na então Fundação Pró-Memória de Indaiatuba logo no início, quando o Arquivo Público Municipal ainda era incipiente. Junto com outros funcionários públicos, organizou os primeiros documentos e as primeiras coleções, advindos de locais diferentes e em estados de conservação que variavam com características como umidade, pós, detritos de animais e outros resíduos.
Enquanto fazia esse trabalho de limpeza e conservação, foi elaborando sua pesquisa com o que seria, mais tarde, sua tese de mestrado na UNICAMP, produzindo o material que agora é publicado neste livro.
Em uma obra imperdível para quem gosta e pesquisa sobre a história de Indaiatuba, a autora desenha todo o cenário local desde o fim do período colonial, passando pela República, até 1930, ano que deu início a "Era Vargas".
Você terá a oportunidade de conhecer os primeiros educadores de nossa cidade, as primeiras escolas e o relacionamento da Educação local com as áreas da política e economia.
Embora seja uma tese de mestrado, a autora discorre sua narrativa em uma linguagem acessível e elegante, nos transportando para os ambientes onde se davam as "primeiras letras" dos indaiatubaninhos e a complexa relação que a Educação sempre teve (e tem) com o cenário emoldurado pela política, quer seja ela municipal, estadual ou federal.
PRESTIGIE O PESQUISADOR LOCAL.