quinta-feira, 21 de outubro de 2021

MUSEU REPUBLICANO DE ITU ABRE INSCRIÇÃO PARA CURSO "A ALIMENTAÇÃO E SEUS MÚLTIPLOS SIGNIFICADOS"

 


Estão abertas as inscrições para o curso on-line “A alimentação e seus múltiplos significados: dos artefatos aos menus”, que será oferecido pelo Museu Republicano “Convenção de Itu“, entre os dias 09 e 12 de novembro, ministrado pela Profa. Dra. Eliane Morelli Abrahão, graduada em História, com mestrado em História Cultural e doutorado na área de Política, Memória e Cidade, atualmente pós-doutoranda no Museu Republicano.

De acordo com a professora Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano, o curso vai apresentar diferentes tipos de fontes e metodologias relativas à história da alimentação por meio do acervo da própria instituição. “Vamos aprofundar a discussão do papel da alimentação na criação de signos sociais e sua imbricação com as questões materiais – os utensílios do fazer e consumir, móveis e objetos”, explica a professora.


Aproveite que ainda tem vagas e participe. 
O curso será realizado de 9 a 12 de novembro por meio da plataforma Google Meet.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site até 30 de outubro ou até o encerramento das vagas.

Acesse: uspdigital.usp.br/apolo


O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do País e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.


Eliane Morelli Abrahão é graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado (2008) em História Cultural e doutorado (2014) na área de Política, Memória e Cidade, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente desenvolve pesquisa de pós doutoramento sobre "A estética dos sabores e do poder: a coleção de menus da Coleção Washington Luís (1889-1930)" junto ao Museu Republicano "Convenção de Itu" - Museu Paulista/ USP. Este projeto conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo 2019/15623-0). É historiadora responsável pelos Arquivos Históricos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE-Unicamp) e Professora Voluntária do Programa de História na mesma Universidade. Tem experiência em História das Ciências, com ênfase em trajetórias científicas (ciências exatas) e na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alimentação, cultura material, usos e costumes - Campinas, preservação documental e centros de documentação. Participa da equipe de colaboradores do Projeto DIAITA - Património Alimentar da Lusofonia (CECH - Univ. de Coimbra), Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Campinas

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Florística e fitossociologia da comunidade arbustivo-arbórea em um trecho de floresta estacional semidecidual Ribeirinha no município de Indaiatuba, SP

 

Resumo

As formações ribeirinhas são caracterizadas como um mosaico vegetacional complexo, definido principalmente pelo histórico de evolução da paisagem regional, que se expressa nas condições topográficas locais. A mata ribeirinha estudada encontra-se dentro dos domínios da Floresta Atlântica de interior, denominada Floresta Estacional Semidecidual, que constitui-se no tipo florestal mais rápida e extensamente devastado em toda a sua área de ocorrência natural. Atualmente a vegetação remanescente nativa encontra-se em fragmentos, sendo a queda da biodiversidade um dos aspectos mais graves da fragmentação florestal. O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar florística e fitossociologicamente a comunidade arbustivo-arbórea presente na faixa ciliar de um fragmento de aproximadamente 50 ha, no município de Indaiatuba, SP. O método fitossociológico empregado foi o de parcelas além de coletas aleatórias complementares para a florística. O critério de inclusão para os indivíduos foi de PAP ≥10 cm, servindo tanto para amostrar indivíduos arbóreos quanto arbustivos. Foram levantadas ao todo 126 espécies distribuídas em 39 famílias. No levantamento fitossociológico amostrou-se 717 indivíduos onde constatou-se 101 espécies e 37 famílias. As espécies mais importantes em VI foram Croton piptocalyx, Myrciaria cf. floribunda e Sebastiana commersoniana, as famílias mais importantes tanto em número de espécies quanto de indivíduos foram Euphorbiaceae, Myrtaceae e Rutaceae. O índice de diversidade (H’), de 3,591, ficou dentre o esperado para Florestas Estacionais Semideciduais. Em relação às comparações florísticas, a área mais similar ao presente estudo foi a Mata do Ribeirão Cachoeira em Campinas, SP, seguidas pela Mata São José em Rio Claro, SP, e outras duas áreas ciliares em Ipeúna e Caconde, ambas no Estado de São Paulo.


Para ler o texto completo, clique aqui.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

PROFª ZOLEIMA ANTONIA RODRIGUES DE ALMEIDA

Zoleima Antonia Rodrigues de Almeida, professora, nasceu em Piracicaba e faleceu em Indaiatuba em 06 de julho de 2015, onde morou por 60 anos. 

Foi casada com Sérgio Mário de Almeida. Mãe de Sandra Maria de Almeida, Sérgio Mário de Almeida Filho, Maurício de Almeida e João Rodrigues de Almeida. Avó de Flávia de Almeida Portilho, Thelma de Almeida Portilho, Juliana Souza de Almeida, Maurício de Almeida Filho, Lais de Souza Almeida, Maria Braga Almeida e Isadora Braga de Almeida. 

Foi professora primária na Escola Estadual Randolfo Moreira Fernandes, posteriormente lecionou no Dom José dando aula para o Segundo Grau. Deu aulas de reforço e particulares também. 

Escreveu livros infantis e romances e, entre eles, teve dois publicados: o  livrinho infantil  Relutante, a cabritinha indecisa e o romance com o título Almas Entrelaçadas. 

Fez aulas de pintura em tela no espaço Soma com a professora Kênia por muitos anos, o que resultou em algumas exposições de quadros pintados por ela. 

Foi voluntária no Grupo de Estudos Espíritas Mensageiros da Paz, na Casa da Fraternidade e no Centro Espírita Padre Zabeu Kauffman, onde foi evangelizadora.  

Em 02 de julho de 2018, o prefeito Nilson Alcides Gaspar promulgou a Lei Municipal 6974 (que você pode ver aqui) nomeando a até então  Rua 9 (nove) do Parque Residencial Veneza  como "Rua Professora Zoleima Antonia Rodrigues de Almeida".



quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Iphan disponibiliza mais de 250 publicações sobre arquitetura, arte e patrimônio para download

Desde 1937, o Iphan produz uma linha editorial de referência na área de artes, arquitetura e patrimônio cultural. Poucas pessoas sabem, no entanto, que a coleção de publicações está disponível ao acesso de todos os interessados, que podem, inclusive, fazer o download dos volumes.

De anais de eventos a artigos sobre patrimônio histórico, grandes obras de intervenção, política patrimonial, folclore e cultura popular, a coleção disponibilizada pelo Iphan abrange mais de 250 publicações e pode ser acessada na página oficial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Conheça a biblioteca online do Iphan e faça o download das publicações aqui.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

TURISMO RURAL E O CIRCUITO DAS FRUTAS EM INDAIATUBA

RESUMO: O Turismo é uma importante fonte de renda para as cidades, quando se tem atrações que agrada a todos. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), o Circuito das Frutas é um projeto para alavancar o Turismo Rural na região, promovendo festas e exposições de frutas. 

Cada cidade faz seu marketing em relação às frutas, como exemplos têm a festa do figo de Valinhos, festa da uva em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e festa do morango de Atibaia entre outras, o que atrai visitante, pois são festas conhecidas em todo o estado de São Paulo. 

Para os produtores de frutas, o Turismo Rural, vai abrir as portas para que a suas propriedades sejam visitadas e assim poderem vender seus produtos diretamente para o turista. Indaiatuba também faz parte do Circuito das Frutas e produz frutas para atrair o turismo para a cidade e trabalha para que o produtor permaneça em suas propriedades, cultivando frutas e não perder espaço para o avanço imobiliário. 

Palavras–chave: Circuito das Frutas, Turismo Rural.


Para ler o texto completo, clique aqui.


Critérios para obtenção da certificação LEED: um estudo de caso no Supermercado Pão de Açúcar em Indaiatuba/SP

 Este trabalho busca analisar os critérios e procedimentos exigidos pela Certificação LEED para que um empreendimento, como é o caso do Supermercado Pão de Açú-car de Indaiatuba/SP, construa e opere com métodos ecológicos, e obtenha a devida certificação. 

Foi feita uma visita ao supermercado com registros fotográficos e coletadas informações a fim de demonstrar os aspectos ambientais utilizados, e em seguida, foi discutido todos aqueles que se relacionam com as exigências do LEED. 

Além disso, como proposta de soluções para a melhoria desses aspectos implantados foi apresentado os sistemas de aproveitamento de água da chuva, e a utilização do sistema de energia eólica e solar. 

O sistema de captação e aproveitamento de água da chuva foi analisado apenas para os usos não potáveis, chegando-se a conclusão de que sua implantação é viável e beneficiará tanto o supermercado como também diminuirá o desperdício de água potável para fins não nobres. 

Sobre os sistemas eólico e solar foram primeiramente apresentados os processos de funcionamento e em seguida analisados em conjunto, como um sistema híbrido a ser implantado no supermercado, para que se tirasse o máximo de proveito e obtivesse ganhos energéticos.

Para ler o texto completo, clique aqui.

PERIGO DE CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA NA REGIÃO DE INDAIATUBA A CAPIVARI, ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL

O mapeamento do perigo de contaminação dos aquíferos auxilia o planejamento do uso e ocupação do solo, indicando prioridades para o controle das atividades antrópicas e para a proteção das captações de água subterrânea. 

Considerando o perigo como resultado da interação entre a vulnerabilidade natural dos aquíferos e a carga potencial contaminante imposta por atividades antrópicas, neste trabalho o sistema de classificação do perigo de contaminação da água subterrânea foi adaptado para permitir o mapeamento com base em técnicas de análise espacial em SIG (Sistema de Informação Geográfica). 

O mapeamento do perigo de contaminação da água subterrânea foi realizado em uma área que abrange seis municípios localizados no leste do estado de São Paulo, Brasil, caracterizada por um expressivo desenvolvimento econômico e acentuado processo de expansão urbana. 

O mapa de perigo de contaminação associado às fontes pontuais de contaminação indicou que as áreas mais críticas estão nos distritos industriais de Indaiatuba e de Salto e em áreas dispersas ao longo do rio Capivari e das rodovias. Na área urbana, o perigo de contaminação associado ao sistema de saneamento está concentrado nas porções com urbanização mais antiga e com maior densidade de ocupação. 

Na área rural, os setores com perigo alto a moderado de contaminação ocorrem, principalmente, na porção oeste da área estudada, onde predomina a monocultura canavieira. Em relação às fontes difusas, as áreas com moderado a muito baixo perigo de contaminação apresentam maior extensão, resultante da baixa vulnerabilidade dos aquíferos na região. 

Considerando o aspecto dinâmico do uso e ocupação do solo, o mapa de perigo de contaminação da água subterrânea deve ser atualizado periodicamente para melhor subsidiar as ações de planejamento e, nesse sentido, as ferramentas de geoprocessamento facilitam a tarefa.

Para ler o texto completo, clique aqui.

Fluoreto nas águas subterrâneas dos aqüíferos Tubarão e Cristalino, região de Salto-Indaiatuba (SP)

Na região de Salto-Indaiatuba, SP, foram detectadas concentrações anômalas de fluoreto (> 1,5 mg dm-3) em águas de 19 poços tubulares profundos, com valores médios de 3,03 mg dm-3 e máximo de 6,95 mg dm-3, constituindo restrição ao uso das águas para consumo humano. Os poços extraem água dos Aqüíferos Tubarão (sedimentar, granular) e Cristalino (granítico, fissural) e são utilizados para fins sanitários e/ou em processos industriais. Suas águas são predominantemente do tipo bicarbonatadas e bicarbonatadas-sulfatadas, com altas concentrações de HCO3- e Na+ e valores de pH entre 7,5 e 10,0. As maiores concentrações de F- ocorrem em poços dos Aqüíferos Tubarão e Tubarão/Cristalino. A presença do íon F- em águas subterrâneas é controlada por elevados valores de pH, alcalinidade e disponibilidade de flúor. A fonte de fluoreto nos Aqüíferos Tubarão e Cristalino pode estar associada à percolação de fluidos hidrotermais relacionada aos derrames de lava do Mesozóico associados à abertura do Atlântico Sul e/ou hidrólise de minerais e argilominerais ricos em flúor.

Fluoreto; águas subterrâneas; Aqüífero Tubarão; Aqüífero Cristalino


Para ler o texto completo, clique aqui.

Postagens mais visitadas na última semana