Infelizmente as mangueiras centenárias do estacionamento do Shopping Jaraguá foram para o chão, para dar lugar a novas lojas que precisam ser construídas para que o mesmo não definhe para sempre.
É necessário, sim, gerar empregos em nosso comércio, em nosso Shopping... mas para isso... lá se foram as mangueiras.
Até onde a viabilidade econômica deve destruir nosso patrimônio ambiental?
Pensando nessa questão, pergunto para os leitores deste blog QUAL ÁRVORE DE INDAIATUBA DEVERIA SER PRESERVADA PARA SEMPRE?
Todas deveriam ser preservadas... mas quais delas deveriam ser efetivamente tombadas, protegidas por lei?
Conversei com o vereador Dr. Helton que está já há algum tempo com foco nessa questão, estudando um projeto que possa apresentar uma lista de árvores para tombamento.
Como cidadãos, devemos opinar.
PARTICIPE.
Escreva para elianabelo@terra.com.br ou Dr Helton em drhelton@camaradeindaiatuba.sp.gov.br
todas as árvores devem ser preservadas e locais devem ser reflorestados, as árvores precisam ser plantadas e não derrubadas..
ResponderExcluirTodas as árvores de Indaiatuba deveriam ser tombadas, e todos os políticos da cidade deveriam ser derrubados, pois são inúteis, sem nenhuma serventia.
ResponderExcluirBoa tarde Eliana Belo quero primeiramente parabeniza-los a voçê e o vereador Dr Helton pela iniciativa.Não conheço voçê pessoalmente,mas pelo seu blog já te visitei.O Dr Helton tive a oportunidade de conversar uma vez gostei muito da meneira dele e a senssibilidade que ele tem,e de uma maneira simples tenta colocar em prática o seu pensamento.Quero que voçês continue trabalhando em busca de projetos que colaborem com nós cidadãos.Naquela conversa que eu tive com ele ,o mesmo comento dê dois projetos que ele gostaria de colocar em pratica,espero que ele coloque logo que é muito interessante:das águas(nascentes) e o outro com alguns pontos historicos de nossa cidade.Torço por voçês e sempre estarei pedindo a Deus para ele não mudar a maneira de ser.
ResponderExcluirQuero deixar registrado o meu voto..gostaria que todas as árvores fossem preservadas ,mas isso na prática ainda não é possível.Uma que chama atenção é um pequizeiro próximo ao campo da Vila Avai.
Despeço com alegria que algumas pessoas estão resgantando algo que é simples "A Vida"Deus abençoe voçês e pode contar comigo!
Maria Cecili Carte
Bom dia
ResponderExcluirAchei super legal a preocupação com as arvores e tem uma que sou apaixonada.
A arvore que eu indico é aquela que fica em frente ao cemitério de Helvetia.
Espero que a minha indicação seja aceita.
Agradeço a atenção.
Maria Benedita Stifter
Oi Boa iniciativa
ResponderExcluirde vçs,
façam +
mande um recado para Dr Helton acompanho ele desde do momento que lutou para inserir o calendario da Radio clip fm..este ano tem mais festival
tem uma seringueira proximo Indaiá,melhor na calçada do ponto azul admiro ela é muito linda!!
( ) Sa T+
Olá Eliana Belo
ResponderExcluirGostaria de sugerir uma árvore que vejo todos os dia no caminho do trabalho. Ela fica na rodovia SP-75, no sentido Indaiatuba-Campinas, do lado esquerdo, entre as praças de pedágio. Se precisar eu tiro uma foto e te envio.
Abraços!
Parabéns pelo blog
Daniel B. Lima
Sobre as árvores da cidade que gostaria de ver preservadas cito aquela que fica em frente ao Bar do Portuga, na rotatória, pertinho do Parque Ecológico.
ResponderExcluirEla é linda e florida como está agora é a minha paixão.
Rosângela
Olá Eliana, como vai?
ResponderExcluirRecebi um email do Dr. Helton falando sobre o projeto "Quais árvores de Indaiatuba deverão ser preservadas - tombadas?".
Quero dar os parabéns pelo excelente trabalho em relação a este carinho pelas árvores de Indaiatuba.
Gostaria de dar uma sugestão: A Seringueira que tem ao lado do Tom da Terra, linda! Maravilhosa!
Saiba que tenho uma grande admiração pelo seu trabalho, sempre que posso estou visitando seu blog, aliás gostaria de divulgar seu trabalho em meu site e blog, com sua autorização é claro.
Grande abraço a você e toda a família.
Obrigado.
Att;
Nuno Narezzi
Olá, Eliana!!
ResponderExcluirMuito importante a iniciativa sobre o tombamento de árvores.
Aliás, o processo é muito simples (quando há vontade política), pois basta o prefeito baixar um decreto, declarando uma determinada árvore como sendo "imune de corte", como é o caso daquela árvore enorme e lida, que reina soberana no estacionamento do Carrefour.
Minhas sugestões;
! - seringueira localizada no início da Rua dos Indaiás, esquina com Alameda José Cardeal.
2 - jataizeiro da Rua Pedro Gonçalves.
3 - espécie plantada ao lado do acostamento da SP-75, logo após a entrada de Helvetia, sentido Campinas - Indaiatuba.
4 - mangueiras atrás do HAOC.
5 - espécie atrás do IC, onde fica um garapeiro.
6 - todas as árvores no terreno do Casarão Pau Preto
Um abraço fraterno!
Linho
Cara Eliana,
ResponderExcluirMuito boa sua idéia de preservar as árvores da cidade, usando para isso seu blog de História de Indaiatuba.
Evidentemente gostaria de salvar todas as árvores!!!!
Mas as que mais me preocupam são os jequitibás das avenidas Itororó e Alfredo de Camargo Fonseca.
A respeito dos jequitibás da av. Itororó tenho uma idéia que já expus a algumas pessoas, que consideraram-nas impossíveis, mas o impossível só é impossível quando alguém tenta executá-lo e não consegue! Exponho meu sonho aqui:
Tornar a avenida Itororó um "calçadão" desde o Shoping até a Pepi's, com um grande canteiro central onde as árvores se regalariam e uma calçada ladrilhada (com piso permeável) para o passeio dos pedestres. Evidentemente que se haveria de criar acessos aos moradores e carga e descarga de mercadorias para o comércio local, mas sem o transito de veículos!
Penso que com um pouco de coragem e alguma técnica urbanistica isso seria perfeitamente viável!
Abraços,
Deize
Bom dia Eliana,
ResponderExcluirMais uma vez parabéns pela iniciativa,existe uma árvore que fica no cruzamento da Rua Sabiá com a avenida Conceição ao lado do campo do Vila Havaí e onde em embaixo dela se vende garapa,acontece que essa árvore já muito maior e acho que ela e remanescente da vegetação original de Indaiatuba antiga, seria interessante dar uma olhada com carinho nela.
Caso me lembre de mais alguma lhe aviso..
Abs
Carlos A. Möller
Oi Eliana, vou entrar no blog para sugerir não apenas 1 árvore, mas sim um belo pomar, que pertence a um primo do Tonun e fica no cruzamento da Av. Conceição e a Pedro de Toledo, já reparou nele? Tem outra grande perda: o centenário e enorme eucalipto da chácara Vila Fahl, na rod. Paulo de Tarso Martins, terreno que pertence ao Abílio Diniz.
ResponderExcluirbjs
Silvia
TODAS
ResponderExcluirALEM DISSO DEVERIAMOS PLANTAR MAIS ÁRVORES NA ZONA URBANA DA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS NOVOS LOTEAMENTOS