A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba convida a todos para a próxima oficina do Projeto "ESCOLA DO PATRIMÔNIO": Museus históricos – Museu Republicano de Itu e a arquitetura da Cidade.
Inscrições através do link: https://goo.gl/forms/R0TD7eAqPb7FqaR73
Escola do Patrimônio - 22 de setembro de 2018
Oficina: Museus históricos – Museu Republicano de Itu e a arquitetura da Cidade
Professores:
Dr. Francisco Dias de Andrade (Doutorado em História da Arte – UNICAMP)
Aline Antunes Zanatta (Doutoranda em Educação – FE/UNICAMP, Mestre em História Cultural – IFCH/UNICAMP, Educadora do Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu/USP)
Horário: 9h às 13h - 14h às 16h
Local: Museu Republicano de Itu - Itu
Ementas da Oficina:
Horário: 9h às 13h - 14h às 16h
Local: Museu Republicano de Itu - Itu
Ementas da Oficina:
1 - Museu de história: Educação não-formal e Novas Narrativas (Manhã)
Aline Antunes Zanatta
Doutoranda em Educação – FE/UNICAMP, Mestre em História Cultural – IFCH/UNICAMP - Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu/USP
O intuito desta oficina consiste em estudar algumas propostas de educação não-formal desenvolvidas pelo Serviço Educativo do Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Portanto, pretendemos refletir sobre como ações de educação não-formal em museus podem trazer à lume outras memórias não monumentalizadas, a partir de pesquisas em História Oral e dos processos curatoriais que levem em consideração os interesses e narrativas dos diversos sujeitos históricos na contemporaneidade.
2 - A arquitetura urbana de Itu, principal vila paulista dos séculos XVIII e XIX (Tarde)
Francisco Dias de Andrade
Doutorado em História da Arte – UNICAMP
A oficina procurará apresentar um panorama da evolução urbanística da vila de Itu nos séculos XVII, XVIII e XIX, relacionando seu desenvolvimento ao surgimento de um padrão arquitetônico singular no contexto da capitania e província de São Paulo. A oficina oferecerá algumas balizas conceituais e historiográficas úteis ao entendimento das questões relacionadas:
- urbs e civitas no Brasil colonial;
- o conceito de decoro na história da arquitetura e do urbanismo;
- A importância das obras públicas na hierarquia urbana tradicional.
Além disso, a oficina buscará fomentar a criação de um repertório tipológico e estilístico da arquitetura do período abordado utilizando-se de exemplares localizados na atual cidade de Itu e suas antigas paróquias filiadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário