Desde a sua criação é uma extensão do Museu Paulista no interior do Estado de São Paulo. Foi inaugurado em 18 de abril de 1923, data exata do cinquentenário da Convenção de Itu, pela Lei nº 1.856, de 29 de dezembro de 1921, como extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Exerce atividades de pesquisa, ensino e extensão, abordando prioritariamente três linhas de investigação condizentes com o patrimônio histórico e cultural que abriga: Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho, História do Imaginário.
No dia 18 de abril serão comemorados o 1o Centenário do Museu Republicano “Convenção de Itu” e os 150 anos da Convenção Republicana. Para tanto, uma extensa programação foi organizada entre os dias 15 e 22 de abril:
15 de abril
Na entrada do Centro de Estudos, das 9 às 12h
Ação-performance Retratos-relâmpago, com Guilherme Kramer
A partir de 2022 Guilherme Kramer passa a realizar a ação-performance Retratos-relâmpago, diálogo entre o artista e o retratado através do olhar, movimento e interação. Por meio de traço rápido e gestual, frente a frente com cada indivíduo que se dispõe a participar da ação, materializa uma espécie de cabine de fotografia 3x4 manual, na qual a figura surge no papel de forma espontânea. O ato leva à reflexão sobre a própria imagem pessoal, recriada pelo artista, que capta e traduz no papel o que considera a essência e a emoção de cada pessoa. A ação dialoga com os retratos das personalidades que normalmente estão presentes nos acervos dos museus, como o próprio Museu Republicano.
Legenda: Painel Retratos-relâmpago no Sesc Mogi das Cruzes, 2022. Arquivo Guilherme Kramer. [arquivo: Guilherme Kramer_Retratos relâmpago.jpg]
No auditório do Centro de Estudos, das 10h às 12h
Abertura da mostra Taunay, o Museu Republicano e Itu
A mostra ressaltará os anos de formação do Museu Republicano “Convenção de Itu” e o papel de Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) como primeiro diretor da instituição, entre 1923 e 1945. Destacará ainda as relações de Taunay com a cidade de Itu.
Curadoria: equipe do Museu Republicano “Convenção de Itu”
Legenda: Afonso d’Escragnolle Taunay no saguão do Museu Republicano “Convenção de Itu”, julho de 1948. Acervo Museu Paulista/USP. Reprodução fotográfica: Helio Nobre; José Rosael. [arquivo: Taunay_MRCI_1948.jpg]
Lançamento do livro Afonso d’Escragnolle Taunay, volume 8, série “Patronos da Acadil”
Livro organizado pela Academia Ituana de Letras (ACADIL), com apoio cultural do Museu Republicano “Convenção de Itu” e Starrett, com textos de Ana Paula Nascimento, Ignaldo Cassiano da Silveira Lepsch, Leonardo Augusto de Oliveira Rodrigues da Silveira e Luccas Eduardo Castilho Maldonado, além do próprio Afonso Taunay. Durante o lançamento será realizada sessão solene da ACADIL e breves falas dos autores.
18 de abril - 12h
No Centro de Estudos, horário a ser confirmado
Abertura da exposição Circulações da Convenção de Itu
A exposição Circulações da Convenção de Itu reúne imagens e objetos contemporâneos que fazem menção à reunião ocorrida em 1873 no sobrado que atualmente abriga o Museu Republicano, em Itu. Nesse encontro, foram discutidas ideias republicanas que deram origem ao Partido Republicano Paulista (PRP). São painéis de azulejos, rótulos de refrigerantes e refrescos, placas de ruas, uniformes, flâmulas, cartões de visita que reforçam o papel da cidade de Itu na história da proclamação da república, mas que também podem gerar outros sentidos. Quais são eles? Quais são as memórias sobre a Convenção de Itu?
Curadoria: Maria Aparecida de Menezes Borrego e Aline Antunes Zanatta
Legenda: Rótulo do refresco Frutaína, da Distilaria Convenção Ltda. com a fachada do Museu Republicano e a data 1873, ano da "Convenção de Itu", sem data. Acervo do Museu Republicano “Convenção de Itu” - Museu Paulista/ USP. [arquivo: rótulo Convenção.jpg]
Abertura da exposição Miguelzinho bordado
Miguelzinho bordado reúne 26 bordados e um arraiolo desenvolvidos a partir de um conjunto aquarelas de Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (1812-1875) — carinhosamente denominado Miguelzinho Dutra —, pertencentes ao acervo do Museu Republicano, pelo grupo de artesãs que se reuniu no Museu entre 2015 e o início de 2020. A partir das releituras, a exposição busca explorar as facetas deste artista ituano multifacetado, pois atuou como pintor, construtor, escultor, entalhador, carpinteiro, músico, ourives, naturalista e professor. Apresentará ainda duas pinturas realizadas na década de 1940, também baseadas nas aquarelas de Miguelzinho Dutra, coleção fundamental para a documentação iconográfica de Itu e das cidades de São Paulo e Casa Branca em meados do século 19, além de elementos arquitetônicos e tipos humanos, ressaltando aqueles raramente representados, como cegos e mendicantes.
Curadoria: Ana Paula Nascimento e Aline Antunes Zanatta
Textos: Aline Antunes Zanatta, Ana Paula Nascimento, Anicleide Zequini e Luís Roberto de Francisco
Legenda: Maria Cristina Pelisam Nizzola. Releitura da aquarela Igreja do Senhor Bom Jesus - Itu, 2017. Bordado sobre tecido, 36 x 45 cm. Reprodução fotográfica: Helio Nobre/ José Rosael [arquivo: Cris Nizzola_Igreja Bom Jesus.jpg]
Legenda: Miguelzinho Dutra. Igreja do Senhor Bom Jesus, janeiro de 1841. Aquarela sobre papel, 15,6 x 20,3 cm. Acervo do Museu Republicano “Convenção de Itu” - Museu Paulista/ USP. Reprodução fotográfica: Helio Nobre/ José Rosael [arquivo: MRCI_Miguel Dutra_MR635A.jpg]
Disponibilização de materiais no site no Museu Republicano
A partir de 18 de abril serão disponibilizados novos documentos para pesquisa no site do Museu Republicano (https://museurepublicano.usp.br/): as publicações Solennização do Cincoetenário da Convenção (1923) — histórico da instalação do Museu Republicano durante as celebrações do cinquentenário da Convenção de Itu —, e do Guia do Museu Republicano (1946), que detalha os ambientes do Museu Republicano em 1945. Também serão disponibilizadas pelo site do Museu as transcrições das Ata da Convenção (1873) e Atas do Clube Republicano (1871), transcrições estas realizadas por profissionais do Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp).
Disponibilização de materiais no Youtube do Museu Republicano e no site da Diretoria de Ensino da Região de Itu - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
. Aula online gravada e disponibilizada no site da Diretoria de ensino de Itu – Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins: Inventando o passado: Taunay e o Museu Republicano em 1923.
Inserção das aquarelas de Miguelzinho Dutra na WikiGLAM do Museu Republicano
Como primeiro conjunto do acervo do Museu Republicano na WikiGLAM (https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:GLAM/Museu_Republicano) serão disponibilizadas as 73 aquarelas de Miguelzinho Dutra. O nome GLAM remete a como são conhecidos, a partir da sigla em inglês (Galleries, Libraries, Archives, Museums), iniciativas de compartilhamento de acervos de instituições culturais. Ao longo do ano, outros conjuntos serão liberados.
Exibição de retratos restaurados de Convencionais republicanos apresentados no Museu Republicano em 1923
Para a efeméride foram restaurados os 10 retratos de Convencionais que estavam expostos quando da inauguração do Museu Republicano “Convenção de Itu”. As telas foram restauradas no Museu Paulista/USP.
19 de abril
Do Museu da Energia de Itu até o Museu Republicano, às 10h
Oficina educativa: Do ateliê à fotografia - Egner
Destinada ao público estudantil, a atividade será realizada a partir do acervo do fotógrafo Frederico Egner pertencente ao Museu Republicano e tem como objetivos refletir sobre a importância da preservação desse acervo e sua relação com a cidade; estimular o reconhecimento e o sentimento de pertencimento dos participantes; e ainda promover a integração do espaço museológico com as instituições educacionais da cidade. Os participantes terão acesso a reproduções de cartões-postais realizados por Egner e serão estimulados a fotografar tais pontos, a fim de verificar as transformações urbanas em desenvolvimento.
Legenda: Frederico Egner. Ytú. Rua do Carmo. Cartão-postal circulado em 1904. Acervo do Museu Republicano “Convenção de Itu” - Museu Paulista/ USP. Reprodução fotográfica: Helio Nobre/ José Rosael [arquivo: MRCI_Egner.jpg]
No Centro de Estudos do Museu Republicano, às 14h
Oficina educativa: Miguelzinho bordado
Retorno dos encontros do grupo de artesãs que se reúne no Museu Republicano para bordar, tecer e contar. As reuniões integram a exposição Miguelzinho bordado.
20 de abril
No auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano, às 14h, em parceria com a Escola de Cegos Santa Luzia
Oficina educativa: Memórias da Convenção
A reunião de fazendeiros paulistas que ocorreu no edifício que hoje abriga o Museu Republicano Convenção de Itu em 18 de Abril de 1873 ficou conhecida como “Convenção de Itu”. Esta reunião deu origem ao Partido Republicano Paulista. Nesta ação educativa vamos refletir sobre as imagens da “Convenção de Itu” na contemporaneidade. Sabemos que a circulação dessas representações no cotidiano reforça o papel da cidade de Itu na História da Proclamação da República, mas também pode adquirir inúmeros sentidos. Nesta atividade vamos manusear réplicas de fontes sobre a Convenção e refletir acerca das lembranças sobre a “Convenção de Itu” no território ituano no presente. A oficina integra a exposição Circulações da Convenção de Itu.
21 de abril
No auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano, às 17h, em parceria com o Museu da Música - Itu e Instituto Cultural de Itu
Concerto - Salmos, preces e rogações na obra de Miguel Dutra - Coro de Câmara do Museu da Música - Itu com regência de Luís Roberto de Francisco
No concerto serão interpretadas composições religiosas de Miguelzinho Dutra. O recital integra a exposição Miguelzinho bordado.
Legenda: Miguelzinho Dutra. Festa do Divino Espírito Santo, [entre 1835 e 1875]. Aquarela sobre papel, 24 x 38,4 cm. Acervo do Museu Republicano “Convenção de Itu” - Museu Paulista/ USP. Reprodução fotográfica: Helio Nobre/ José Rosael [arquivo: MRCI_Miguel Dutra_MR241.jpg]
22 de abril e 6 de maio
No FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro, às 10h
Oficina educativa: Entre pincéis e aquarelas
Os Serviços Educativos do FAMA Museu e do Museu Republicano "Convenção de Itu" se unem para a oficina de aproximação com pintura em aquarela, na qual os participantes terão vivências com a técnica. A oficina ocorrerá em duas partes, sendo necessária inscrição prévia. As oficinas dialogam com a exposição Miguelzinho bordado.
Datas: 22/04 e 06/05
Horário: 14h
20 vagas
Idade: não recomendada para menores de 10 anos (necessário o acompanhamento dos responsáveis).
Inscrições pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeHkTf3g_fGD4KROVr3JH6Im4tX_Ia5iuMEVqf3MrRipWe7Xw/viewform
Organização: Museu Republicano “Convenção de Itu” - Universidade de São Paulo
Instituições parceiras: Academia Ituana de Letras (ACADIL); Diretoria de Ensino de Itu/ Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Escola de Cegos Santa Luzia (Itu); FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro (Itu); Museu da Energia de Itu; Museu da Música - Itu/ Instituto Cultural de Itu
Quando: 15 a 22 de abril de 2023
Onde:
Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu” - USP
Rua Barão de Itaim, 140 - Centro Histórico da Estância Turística de Itu - SP - 13300-160
FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro
Rua Dr. Graciano Geribelo, 8 - Alto, Itu - SP - 13311-010
Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669 - Centro Histórico da Estância Turística de Itu - SP - 13300-050
Para maiores informações: 11 4023-1029/ edu.mrci@usp.br