Faleceu ontem, dia 25 de abril de 2023, o Sr. Gentil Scarton, que pode ser considerado como o “Guardião da Palmeira Indaiá” em nosso município. O velório acontecerá hoje, dia 26, a partir das 14:00h e o sepultamento acontecerá às 17:00h.
A palmeira de indaiá, que deu origem ao nome do nosso município, que significa “muitos indaiás” (yinayá´tyba) é uma planta bastante avessa ao replantio. Inúmeras foram as tentativas de replantá-la para preservar nosso vínculo com essa origem botânica que o nome de nossa cidade está vinculado. Originalmente, o coquinho de indaiá é mordido pela cotia, que, como dispersor, enterra o resto do coquinho que serviu como alimento, escondendo-o; desta forma, o indaiá cresce naturalmente. Já quando plantada "artificialmente" ela é muito arredia e dificilmente "pega".
Já o Sr. Gentil, algumas vezes teve sucesso nesse replantio
e foi um grande entusiasta dessa preservação.
Sr. Gentil nasceu em 22/07/1929 e era viúvo de Maria Anntônia, com quem teve 6 filhos, 11 netos e 8 bisnetos.
Trabalhou na Fábrica de Guarda-Chuvas Mazzoni, cachimbo Ranieri, Yanmar do Brasil, e Singer. Foi Diretor Admnistrativo e participou do primeiro Conselho do Clube 9 de Julho entre os anos de 1988 e 1992. Também participou do Conselho Municipal do Idoso.
Junto com Marlene Aguilera e Maristella Bernadinetti Calonga, Gentil Scarton fundou o Grupo Escoteiros de Indaiá em agosto de 1994, mas desde a década de 1980 ele já se reunia na "Praça do Randolfo" (Praça D. Pedro I) iniciando informalmente o escoteirismo em nossa Indaiatuba, tendo participado por muitos anos, repassando para todos os mais de dois mil jovens e crianças - chamados de lobinhos - os princípios do escotismo, incluindo o respeito pelas mudas de palmeiras indaiá, a árvore símbolo de Indaiatuba e também dos escoteiros do município. Pelos serviços prestados, recebeu a Medalha de Preito de Gratidão.
Orquidófilo, sempre foi um ativista ambiental e declarado militante das causas de defesa da natureza, gostava de identificar e catalogar as espécimes de árvores de nossa cidade, tendo sido fundador da Associação Ecológica Chico Mendes de Indaiatuba. Foi ele que deu visibilidade para o Jequitibá Rosa de mais de 400 anos da Fazenda Espírito Santo.
Quando nós e os indaiatubanos do futuro nos depararmos com um pé de indaiá, saberemos que, com a expulsão das cotias do nosso território causada pelo avanço dos empreendimentos, aquela vida presente naquela palmeira terá um nome: e esse nome é Gentil Scarton, a quem seremos gratos para sempre.
Seguiremos firmes na crença coletiva de que sua história - presente em cada palmeirinha de indaiá que replantou - sempre será motivo de honra e alegria para todos nós!
CHEFE GENTIL!
PRESENTE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário