quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Casa número 1




Ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no cruzamento da Rua da Candelária com o Beco da Matriz, encontra-se uma casa térrea com suas portas e janelas coladas na rua. Embora em sua porta haja o número 495, essa residência é popularmente conhecida como casa número nº1.

A casa foi construída em taipa-de-mão e tem algumas partes em alvenaria de tijolos.

Suas portas e janelas estão coladas na rua e possuem verga reta.

Além disso, as portas externas e internas possuem bandeira (elemento arquitetônico para melhorar a iluminação e ventilação).

A casa tinha a área de seu lote dividida por um muro de taipa.

A casa é composta por dois cômodos na parte de frente, um corredor que corta a casa da fachada da frente à posterior, algumas alcovas, uma varanda na parte de trás e cômodos externos, construídos posteriormente.

O pé direito da casa (altura do chão ao forro/telhado) é alto e ela apresenta um forro de tábuas que esconde a estrutura do telhado de três águas (frente, posterior e lateral esquerda).

Em 1980, os proprietários realizaram um prolongamento da fachada do beco da matriz com um telhado mais baixo e janelas destoantes das originais que nos ajuda a compreender que essa parte da residência foi construída em um momento posterior.

Reconhecida no imaginário indaiatubano como uma das construções urbanas mais antigas da cidade, esse imóvel de interesse histórico ainda não tem uma data de origem confirmada. No entanto, suas características construtivas dialogam com as construções residenciais paulistas do início do século XIX. Ou seja, trata-se de uma construção do período de surgimento do perímetro urbano de Indaiatuba.










Fonte: JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de; SIVIERO, Fernando Pascuotte. O Patrimônio Cultural de Indaiatuba: História e Memória. Indaiatuba/SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2020.
Fotografia: SIVIERO, Fernando. Casa número 1. Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana