O Museu Republicano de Itu está oferecendo o curso de extensão gratuito chamado "As muitas faces e fazeres de Miguelzinho Dutra", que acontecerá presencialmente nos dias 20 e 27 de maio no Centro de Estudos do Museu Republicano.
O curso é coordenado pela Profa. Dra. Ana Paula Nascimento e aborda as várias facetas de Miguelzinho Dutra na paisagem cultural da Província de São Paulo no século 19, desde seus diários até o impacto da música e da arquitetura em suas obras.
O prazo para as inscrições é 12 de maio, e serão fornecidos certificados para os alunos com mais de 75% de presença.
No primeiro dia do curso, 20 de maio, a primeira palestra, ministrada pela educadora Ma. Aline Antunes Zanatta, abordará a educação de Miguelzinho Dutra. Em seguida, o Me. Luís Roberto da Rocha de Francisco falará sobre a música presente na obra do artista. Ma. Silvana Meirielle Cardoso discutirá a leitura dos diários de Miguelzinho e o seu trabalho no século 19. Por fim, Profa. Dra. Ana Paula Nascimento falará sobre Miguel Dutra como um artista do século 19. O evento tem um intervalo para almoço e encerra às 18h.
O segundo dia do curso consiste em quatro palestras e uma visita à Igreja Matriz de Itu, Nossa Senhora da Candelária. A primeira palestra, ministrada pela Dra. Anicleide Zequini, abordará a alma urbana na vila colonial de Itu. A segunda palestra, ministrada pelo Prof. Dr. Francisco de Carvalho Dias de Andrade, discutirá o legado urbanístico colonial na obra de Miguelzinho Dutra. A terceira palestra, ministrada pela Profa. Dra. Paula Ferreira Vermeersch, abordará o patrimônio religioso de Itu e o impacto da arquitetura sacra nas obras de Miguelzinho Dutra.
O curso será encerrado com um debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário