Vereadores Du Tonin e Luiz Chiaparine destacam que o Mosteiro do Itaici
pertence à ordem fundada pelo Santo
David Boal
Câmara Municipal de Indaiatuba (Divulgação)
Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira (21/08) a inserção do “Dia de Santo Inácio de Loyola” no Calendário Oficial do Município. Os autores da proposta, Du Tonin e Luiz Carlos Chiaparine, ressaltaram que o Santo é o patrono da Companhia de Jesus, ordem religiosa cujos membros são conhecidos por jesuítas e que construiu e mantém o Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba. O Papa Francisco é o primeiro pontífice jesuíta da história.
A data será celebrada anualmente em 31 de julho, dia em que Inácio de Loyola faleceu aos 65 anos. Nascido em Azpeitia, na Espanha, em 1491, o Santo faleceu em Roma, em 1556.
“O Mosteiro de Itaici – destacam os vereadores – é um conjunto formado por uma grande igreja, oito capelas, várias salas para reuniões, biblioteca, refeitório, sarcófago e quartos para acomodar 500 pessoas, todos dispostos harmoniosamente entre jardins cuidados com esmero”.
Localizado em Itaici, na Vila Kostka, o local é conhecido por ter sediado durante décadas o encontro anual da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e por ser um centro de espiritualidade onde há cursos, encontros e retiros.
Neste ano, em 31 de julho, o Mosteiro organizou a segunda festa em homenagem ao Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário