quarta-feira, 17 de abril de 2024

COMO O SOL AFETA OS EDIFÍCIOS EM INDAIATUBA?


ENTENDA COMO É A INSOLAÇÃO PARA A LATITUDE DA CIDADE DE INDAIATUBA.


Dizer que o sol nasce exatamente no leste e se põe exatamente no oeste, não é bem uma verdade, pois isso ocorre com exatidão em pontos específicos apenas em apenas dois dias a cada ano, os chamados "equinócios", um na Primavera e outro no Outono. Em todos os outros dias durante o ano, o sol estabelece um novo percurso no céu e pode afetar muitos aspectos e, por isso, proponho que se entenda  melhor como isso acontece e afeta nossa cidade.

No hemisfério sul, mais precisamente em INDAIATUBA, Estado de São Paulo, Latitude 23,08° Sul; podemos perceber diferentes posições do sol durante as estações do ano, sendo que os limites de inclinação dos percursos do sol, em relação ao eixo Leste/Oeste, são estabelecidos nos dias de solstício de inverno e no solstício de verão.


O SOL DURANTE O INVERNO INDAIATUBANO

O solstício de INVERNO em Indaiatuba, que ocorre entre os dias 20 e 21 de Junho, marca a data em que o percurso solar está mais inclinado relativamente à direção norte, estabelecendo, por consequência, a maior penetração de sol nos ambientes. A posição do nascer do sol ocorre a cerca de Norte – Nordeste, e o poente é aproximadamente em Norte – Noroeste, sendo que ao meio dia o sol está voltado precisamente à Norte, mas estabelecendo uma inclinação de cerca de 44° com o solo, sendo esta a maior inclinação neste horário durante todo o ano. 

O inverno em Indaiatuba marca aquela época em que o sol, de tão inclinado, entra em sua varanda demasiadamente, atrapalhando o churrasco; ocasionalmente é difícil guiar o carro nas vias que se direcionam à Oeste no fim do dia como na Rua 24 de Maio; mas por outro lado, os raios solares conseguem insolar com mais eficiência aqueles ambientes cujas aberturas são voltadas para o Norte, Oeste e Leste varrendo suas paredes, aquecendo e higienizando. 


O SOL DURANTE O VERÃO INDAIATUBANO

O solstício de VERÃO em Indaiatuba, que ocorre no dia 22 de dezembro, marca a data em que o percurso solar está menos inclinado em relação ao eixo Leste/Oeste, dizemos que está mais à pico, ao meio dia e mais ao Sul no fim do dia, estabelecendo por consequência a menor penetração de sol nos ambientes. A posição do nascer do sol ocorre a cerca de Sul – Sudeste, e o poente é em Sul – Sudoeste. 

O meio dia do solstício de verão proporciona um fenômeno curioso, o horário em que temos a menor sombra duramente o ano, pois o sol está exatamente a 90° de sua posição, isso ocorre anualmente, somente nesta data e horário. 

Nesta hora e dia, em Indaiatuba, postes não tem sombra!

Durante o verão indaiatubano as sombras são relativamente menores e os quintais são mais insolados, algumas paredes voltadas a Sul passam a receber insolação no começo e no fim do dia e os raios penetram menos nos ambientes. Nesta época do ano, os beirais e as varandas proporcionam excelentes resultados quando projetados adequadamente.

Em aspectos gerais os percursos solares em nossa cidade mudam bastante sua posição no nascente e poente durante o ano, mas sempre vão se inclinar relativamente ao Norte, proporcionando maior insolação para as faces e aberturas das edificações que se voltam para esta direção, enquanto que aberturas que pedem LUZ sem sol, como escritórios e salas, podem ser mais adequadas quando voltadas para Sul. 

Existem muitas soluções que podem melhorar a insolação, ou proteger as aberturas de sua edificação, e cabe ao seu arquiteto indicar as mais apropriadas ao seu projeto tendo como base a localização do lote escolhido.

Através de estudos da Geometria da Insolação, somos capazes de determinar a posição do Sol no céu, para cada horário, data e época do ano, definindo, ainda em fase de projeto de um edifício, a melhor ocupação em seu terreno, seja para moradia, trabalho ou lazer.

A ferramenta mais utilizada para esta atividade é a CARTA SOLAR.

Disponibilizo em anexo a CARTA SOLAR de nossa cidade; INDAIATUBA – Latitude 23,08°  Sul, e uma publicação do Projeteee sobre utilização de cartas solares. 



O QUE É UMA CARTA SOLAR?

FONTE: http://projeteee.mma.gov.br/

A carta solar é uma representação gráfica dos percursos aparentes do sol longo do dia em diferentes épocas do ano. 

A posição do sol em determinada data e horário, é identificada através do ângulo estabelecido pela direção do sol e da sua inclinação junto ao solo, e como resultado temos a direção dos raios solares sobre um edifício ou terreno, e consequentemente estabelecemos a penetração dos raios solares nos ambientes, a insolação do edifício e seus sombreamentos. 

Entender como se modificam os percursos do sol ao longo do ano, podem dar um panorama de como muda a insolação de um edifício ao longo das diferentes estações.

É uma ferramenta bastante prática para a obtenção das informações necessárias para avaliar a penetração solar, sombras projetadas pelo entorno, e com isso determinar a melhor orientação da edificação e as proteções solares necessárias às aberturas.

Existem vários métodos de projeção, e um dos mais apropriados e amplamente utilizados é a estereográfica.

Para o dimensionamento das proteções solares um transferidor de ângulos é sobreposto sobre a carta solar de acordo com a orientação da fachada estudada, auxiliando na determinação dos ângulos de sombreamento horizontais ou verticais necessários ao sombreamento desejado da porção de céu.

O ângulo horizontal (ß) é visualizado em planta baixa, e será o ângulo formado entre a projeção do raio e o plano perpendicular à fachada. É possível observar na figura abaixo que este ângulo auxilia na determinação das proteções solares verticais.

O ângulo vertical frontal (α) é visualizado em corte e é a projeção do raio solar, no ponto considerado, sobre um plano perpendicular à fachada. Este ângulo auxilia na determinação da máscara de sombra de uma proteção solar horizontal, como apresentado na figura.

O ângulo vertical lateral (γ) será a projeção do raio de incidência solar, de determinada hora e período do ano, no plano da fachada. Este ângulo delimita o tamanho da placa horizontal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana