Um grande conjunto de referências importantes no estudo das juventudes aponta que espaços de sociabilidade e de criatividade consistem em um indicador fundamental para a compreensão das juventudes contemporâneas.
Os
grupos culturais juvenis expressam relações locais e permitem uma leitura
própria dos contextos em que os jovens se inserem.
A partir desta perspectiva,
esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal descrever e analisar
as trajetórias de alguns jovens integrantes de coletivos culturais de
Indaiatuba - SP.
Para tal, apresenta, em diálogo com a literatura nacional
sobre o tema, reflexões sobre juventudes, cultura e tecnologia; e situa-se na
cidade de Indaiatuba em termos sociais, históricos e demográficos.
Inspirado
nas abordagens metodológicas da pesquisa-intervenção, este estudo conta com a
participação de vinte e um jovens articuladores e integrantes de coletivos
culturais da cidade de Indaiatuba-SP que foram surpreendidos em seis lives
interativas na plataforma de streaming Twitch.
Essas entrevistas foram
elaboradas e realizadas com a participação de espectadores da plataforma. A
partir das referências metodológicas da análise de conteúdo, este trabalho
aborda a relação dos jovens interlocutores da pesquisa com a cidade em que
vivem, identificando os circuitos que constroem a parte de suas narrativas de
pertencimento em relação aos vínculos que estabelecem com seus pares, em
relação com sua dimensão criativa e contestatória.
Conclui-se que a relação dos
jovens com os espaços e com as instituições da cidade é atravessada por
tensionamentos e pelo sentimento de não-pertença. Esses conflitos são
enfrentados por narrativas de pertencimento de jovens aos grupos e coletivos,
que constituem importante experiência de participação, reconhecimento
identitário e mobilização afetiva. Juntos, os jovens criam práticas culturais
que atribuem novos sentidos aos espaços da cidade e expressam desejos,
denúncias e possibilidades de transformação.
Leia a tese completa aqui: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-20072023-120406/publico/2023_DorothDeAssisSchimidtDoi_VCorr.pdf
Palavras-chave:
Sociabilidade
Jovens
Culturas Juvenis
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