Entidade é responsável por acolhimento institucional de crianças e adolescentes
Representantes da Associação Beneficente Abid promoveram na manhã desta quinta-feira (17) evento alusivo aos 25 anos da entidade, considerada referência no acolhimento institucional de crianças em Indaiatuba. O evento contou com as presenças de funcionários da associação, membros da sociedade civil organizada, agentes do poder público e parceiros da Abid. O presidente do Legislativo, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, foi representado pelo vereador Sérgio José Teixeira.
Voltada à proteção social especial de alta complexidade, a entidade abriga crianças que estão em situação de risco. Até que retornem a suas famílias e cuidadores designados ou que sejam adotados, recebem toda a proteção necessária e atividades educativas e culturais.
No evento comemorativo foi apresentado o histórico da entidade, cujas ações são direcionadas para minimizar o tempo de institucionalização. Entre os programas detalhados está o Projeto Moradas, em que famílias acolhedoras acolhem crianças e adolescentes por períodos provisórios.
“O problema do abandono nunca é da criança. O problema é da sociedade que a deixou exposta a essa situação”, manifestou a mobilizadora de recursos da Abid, Tamires Ribeiro. “O que nós precisamos é garantir que no futuro próximo não haja mais crianças em risco”.
A supervisora do Projeto Acolher, Jane Valente, falou sobre iniciativas que garantem os direitos das crianças que se encontram afastadas do convívio familiar. Em outro momento, dirigentes da entidade e representantes de secretarias municipais participaram de uma mesa de debates realizada no plenário. Em pauta, a importância da intersetorialidade na definição de políticas públicas voltadas para crianças em situação de vulnerabilidade.
“A Abid presta um trabalho fundamental para Indaiatuba e para a região, e por isso merece o reconhecimento da Câmara nestes 25 anos de protagonismo no acolhimento institucional”, apontou o professor Sérgio Teixeira, que reforçou o papel do Legislativo e do Executivo na manutenção dos convênios que garantem parte dos projetos desempenhados pela entidade.
Imagens e Texto: Câmara Municipal de Indaiatuba (divulgação).
__________________________________________________________________________________
HISTÓRICO
A Associação Beneficente ABID é uma OSC - Organização da Sociedade Civil, sem fins enconômicos ou lucrativos, fundada em 01 de outubro de 1.999, por um grupo de pessoas pertencentes à sociedade de Indaiatuba, objetivando atender em regime de abrigo, crianças em situação de risco psicossocial, encaminhadas pelo Poder Judiciário, residentes no município de Indaiatuba.
A princípio foi nomeada como Associação Beneficente Irmã Dulce em homenagem às obras realizadas por ela, mas por razões de patente teve seu nome alterado para Associação Beneficente ABID.
Em 2003 teve incício o Serviço de Acolhimento Institucional e, em poucos meses registrava-se em torno de 30 crianças e adolescentes, justificando a necessidade do serviço. Assim vem vem contribuindo, através de seus projetos, para que crianças e adolescentes sejam consideradas sujeitos de direito, bem como garantir a convivência familiar e comunitária e a disseminação de cultura.
Nesse sentido, a Associação desenvolve projetos culturais e assistências que buscam garantir a segurança básica, integridade física e desenvolvimento psicossocial como o Projeto Acolher, Projeto de Vida, CIF Conviver, Projeto CIF Oficina de Dança, e Projeto Moradas.
Em cumprimento ao ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, a ABID tem como base:
Preservação dos vínculos familiares;
Integração de crianças e adolescentes em família substituta (adotiva), quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem;
A centralidade na família é enfatizada pelas políticas públicas, destacando a Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004) que reconhece as Organizações da Sociedade Civil - OSC’s, como corresponsáveis na construção e mediação de garantia dos direitos às famílias, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº109/2009).
Veja mais sobre a História da ABID aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário