segunda-feira, 7 de julho de 2025

Estação Ferroviária de Indaiatuba é tombada

 📣 PATRIMÔNIO HISTÓRICO GARANTIDO!

Aguardando desde 2003,  finalmente a Estação Ferroviária de Indaiatuba é oficialmente tombada como bem cultural de interesse histórico para o município de Indaiatuba, conforme estabelece a Resolução nº 006/2025, publicada na Imprensa Oficial do Município hoje, dia 07 de julho de 2025, edição nº 3301 (veja a resolução na íntegra abaixo).



     Imagem da Estação Ferroviária de Indaiatuba, sem data



1870 – Em 20 de janeiro, é fundada a “Companhia Ytuana de Estradas de Ferro” (C.Y.E.F.), no salão nobre da Câmara Municipal de Itu, sob a direção do Presidente da Província Antonio Candido da Rocha, com a presença de Antonio Paes de Barros, Antonio Queiroz Telles e o Engenheiro José Elias Pacheco Jordão.

- Em 24 de março, o Governo da Província autoriza a abertura da estrada saindo de Jundiaí até Itu, formada a companhia com um capital de 2.500:000$000 (Réis).

1872 – Inaugurado o primeiro trecho da linha entre Jundiaí e Pimenta.

- Em 02 de dezembro, começa a construção do ramal de Itaici a Piracicaba.

1873 – Em 17 de abril, inaugurada a linha entre Pimenta e Itú, abre o ramal de Piracicaba, partindo de Itaici até Indaiatuba.

1875 – No ramal de Piracicaba, a linha férrea atinge Capivari.

1876 – No ramal de Piracicaba, a linha férrea atinge Rio das Pedras.

1879 – Em fevereiro, o ramal de Piracicaba chega com os trilhos em Piracicaba.

1886 – A Companhia Ytuana de Estradas de Ferro abre o ramal de João Alfredo, posteriormente denominado Ártemis, partindo da parada de Chave, depois troca-se o nome por Montana, chegando até a estação João Alfredo, porto no Rio Piracicaba depois chamado de Ártemis.

1892 – A Sorocabana compra a Companhia Ytuana de Estradas de Ferro e passa a ser denominada de “Companhia União Sorocabana e Ytuana” (C.S.Y.).

1897 – A CSY, como ficou conhecida, aumenta a bitola de 0,96m para 1,00m, unificando as bitolas das duas empresas.

- A CSY une a estação de Mairinque, linha principal da Sorocabana, a Itu construindo três novas estações: Moreiras, Dona Catarina e Pirapitingui.

1902 – A CSY entra em liquidação judicial devido a dívidas.

1905 – Em 18 de Janeiro, a CSY foi adquirida do Governo Federal, pelo Governo do Estado de São Paulo, onde pagou o valor de 65.000:000$000 (Réis) pagos em ouro.

1907 – A Sorocabana absorve definitivamente a Ytuana, que desaparece como companhia, neste mesmo ano é arrendada a um grupo franco-americano chamado de Percival Farquhar & Legrú, onde passa a ser chamada de “Sorocabana Railway Company” (S.R.C.).

1911 – Construída a nova estação de Indaiatuba, ao lado da antiga que passa a ser utilizada como armazém.

1914 – A Sorocabana faz o trecho que liga Indaiatuba a Campinas, partindo de Itaici, abrindo as estações : Helvetia, Descampado, e Sete Quedas.

1919 - Saneada financeiramente, o controle acionário volta para o Governo do Estado de São Paulo em definitivo, passando a ser denominada “Estrada de Ferro Sorocabana” (E.F.S.).

1943 - É construída uma nova caixa d’água para as locomotivas a vapor.

1946 - A Sorocabana faz uma remodelação no pátio, e nas plataformas da estação de Itaici.

1966 – A E.F.S. fecha a linha entre Piracicaba e São Pedro.

1968 – São retirados os trilhos entre Piracicaba e São Pedro.

1970 – A E.F.S. desativa parte da linha original da Ituana, para trens de passageiros.

1971 – A Estrada de Ferro Sorocabana, junto com a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, Estrada de Ferro Araraquara e a Estrada de Ferro São Paulo- Minas, foram unificadas através do decreto-lei 10410, de 28 de outubro, para a formação da Ferrovia Paulista S/A (FEPASA).

1976 – A FEPASA suprime o tráfego entre Piracicaba e Itaici, e Mairinque a Campinas, acabando definitivamente com o tráfego de passageiros, mantendo, porém os trens cargueiros na antiga linha da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro.

1978 – A FEPASA retira os trilhos da estação de Indaiatuba

1985 – Devido a reformulação do trecho de exportação Uberaba- Santos, a FEPASA, tira a plataforma e a cobertura da  Estação de Pimenta, encostando a linha no prédio antigo, deixando-o mutilado.

1986 – A FEPASA retira os trilhos de Helvetia e Itaici, acabando definitivamente o tráfego na área da antiga Companhia Ytuana de Estradas de Ferro.

1998 – A FEPASA deixa de existir, é entregue pelo Governo do Estado de São Paulo, como forma de pagamento das dívidas estaduais para o Governo Federal, que a incorpora no patrimônio da Rede Ferroviária Federal S/A.

2000 – A Rede Ferroviária Federal S/A entra em liquidação, passando o patrimônio ferroviário a ser vendido, concessionado ou entregue aos municípios, conforme acordo.


Crédito da imagem e da cronologia: Parecer Técnico da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, feito em 2003, para fundamentar a relevância cultural e recomendação de tombamento e conservação a título permanente da Estação Indaiatuba da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro (Estrada de Ferro Sorocabana)


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RESOLUÇÃO Nº006/2025 

A Secretária Municipal da Cultura, Tânia Castanho Ferreira, no uso das atribuições legais de seu cargo, inclusive aquelas conferidas pela Lei Municipal 7.628 de 12 de agosto de 2021, 

CONSIDERANDO as atribuições conferidas à Secretaria Municipal de Cultura, a serem exercidas por meio do Departamento de Preservação e Memória; 

CONSIDERANDO a necessidade do Poder Público Municipal proteger bens imóveis dotados de interesse histórico localizados no município; 

CONSIDERANDO a importância histórica e cultural dos bens imóveis que se situam nas áreas urbanas e rurais de Indaiatuba; 

CONSIDERANDO o todo constante nos Autos do Processo Administrativo nº 24234/2024; 

CONSIDERANDO por fim a aprovação unânime dos conselheiros presentes na reunião de 17 de junho de 2025 do Conselho Municipal de Preservação; 

RESOLVE:

Art.1º - Efetivar o tombamento, nos termos do artigo 9º da Lei Municipal 7.628/2021 o seguinte bem imóvel na cidade de Indaiatuba, São Paulo: I. O conjunto arquitetônico que compõe a Estação Ferroviária de Indaiatuba, localizado na Praça Newton Prado, s/nº, Jardim Pompéia. 

Art. 2º Os projetos, obras e intervenções físicas cuja realização venha a alterar ou comprometer a preservação dos bens protegidos pela presente resolução ou o seu entorno, deverão ser submetidos a análise da Secretaria Municipal de Cultura, nos termos da Lei 7.628 de 12 de agosto de 2021. 

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. 

Indaiatuba, 07 de julho de 2025.

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