Um dos trabalhos do historiador é decifrar pistas através de fontes primárias, que podem ser diversas. Esse trabalho quase sempre é subjetivo, uma vez que, inserido no meio em que estuda, ele possui vários pressupostos pessoais que em maior ou menor grau farão interferências em suas análises e conclusões.
Tomemos como exemplo o documento abaixo, cedido pelo Gustavo "Bilim". Trata-se de uma folha distribuída em 1978 para os estudantes de Indaiatuba (pela fonte, não sabemos se foi para outra cidade também e para afirmar isso, o historiador teria que optar por estender sua pesquisa em outras fontes), com o objetivo de padronizar redações com o tema "Acima de tudo, brasileiro".
(clique para ampliar)
Com base na leitura há informações que não se questionam, como por exemplo:
- O patrocínio do concurso foi feito pelo Supertuba, uma rede de supermercados de Indaiatuba e região;
- O concurso foi feito nas escolas estaduais, em parceria com o Departamento de Educação, Cultura, Esportes e Turismo da Prefeitura de Indaiatuba;
- Existia, na época, a disciplina de Educação Moral e Cívica;
- O concurso foi feito em alusão do dia 07 de setembro;
- Prêmios estavam previstos, inclusive seriam entregues no Tubão, restaurante que pertencia a rede Supertuba;
- Havia prazo para participação.
Outras informações já são decorrentes da análise do historiador, que podem ser mais ou menos profundas, de acordo com seus já citados pressupostos:
- A estrutura organizacional da prefeitura de Indaiatuba era pouco complexa, uma vez que a Educação, Cultura, Esportes e Turismo pertenciam à um único Departamento;
- Isso pode levar a conclusão que era uma cidade pequena, ou com pouca arrecadação, ou ainda com pouca complexidade de gestão;
- Há uma forte influência do regime militar; o encarte possui as cores da bandeira nacional e o título pode ser relacionado à bordões feitos na época, exageradamente ufânicos como, por exemplo, o "Ame-o ou Deixe-o";
- Prefeitura e Supertuba tinham uma parceria;
- O curso de Educação Moral e Cívica, criado pela ditadura militar, servia para propagar o ideal nacionalista presente, inclusive, em todas as suas propagandas;
- A prefeitura, o Supertuba e as escolas estaduais aceitavam a ideologia dos militares e propagavam-na, através de concursos que ofereciam prêmios.
Essas poucas conclusões citadas como exemplo são feitas com base em conhecimentos que o historiador possui e que consideram relevantes (os tais pressupostos). Outros historiadores poderiam fazer a análise de forma diferente e até discordar dessas, dando, em maior ou menor grau, opiniões mais subjetivas ainda.
Para você refletir:
1) Conseguem, os historiadores, terem a Verdade total em um texto produzido?
2) Podem, textos diferentes de outro historiador sobre o mesmo assunto e com base na mesma fonte, ser considerado mais "Verdadeiro" do que outro?
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