Homenagem à São Nicolau de Flüe
Padroeiro da Suiça-1417-2017
São Nicolau de Flüe nasceu em Sachseln, Cantão de Obwalden, o cantão dos helvecianos, filho de pais católicos fervorosos, dedicados ao trabalho na terra e gado.
A Suíça de seu tempo passava por conflitos entre os cantões da confederação, e Nicolau precisou pegar em armas, sempre na busca de justiça e paz, se tornando um herói de guerra.
Foi convidado a ser prefeito, mas não aceitou, preferindo se tornar juiz da corte local, onde permaneceu por 19 anos, reconhecido pelas decisões justas e sempre na procura da paz, daí o reconhecimento de todos como “Construtor da Paz”, contribuindo decisivamente para a realização do Tratado de Stans, que consolidou a “Confederação Helvetica”.
Casou-se com Dorothea, com quem teve 10 filhos. Mas, tão forte foi o chamado que recebeu de Deus, que decidiu-se pela sua consagração pessoal na solidão. Após dois anos de muito dialogo com a esposa, esta consentiu plenamente e deu o sim para Nicolau.
Em uma noite, dormindo no relento, Deus o contemplou com um sinal de aprovação de sua decisão, cauterizando seu estômago com um raio vindo do céu. Assim, o eremita Nicolau viveu pobremente, durante 20 anos, em sua choupana, dormindo sobre uma prancha, tendo como travesseiro uma pedra, e vivendo unicamente da eucaristia e da oração, aconselhando a todos que o procuravam.
Após uma dolorosa doença, faleceu no mesmo dia do seu nascimento, com 70 anos, e sua santidade foi reconhecida pela Igreja.
São Nicolau de Flüe, rogai por nós!
(Crédito do texto: Comunidade Helvetia)
Também será comemorado os 40 anos do Grupo de Danças Folclóricas!
Muitos passaram por aqui nesses anos, e cada um deixou sua contribuição para enriquecer a cultura e e folclore!
Nenhum comentário:
Postar um comentário