Alcides Maria Netto nasceu em 11 de Setembro de 1913, na cidade de Campinas, casado pai de dois filhos, morou na cidade por alguns anos e mudou-se para a cidade de Conchal SP, onde iniciou sua atividade profissional como Chefe Ferroviário na Estação Ferroviária Sorocabana.
Morou em outras cidades, até que em 1946 conheceu a cidade de Indaiatuba, onde se encantou pelo local e mudou-se em busca de realizar seus sonhos.
Para poder sair do aluguel, comprou sua casa, seus filhos tiveram uma boa formação escolar, teve uma qualidade de vida muito boa, a que tanto procurou e esperava para sua vida e de sua família.
Depois de tantas conquistas, aposentou-se e pode descansar tranquilamente, vindo a falecer em 05 de Setembro de 2011.
Crédito do texto: Gabinete do vereador Antonio Sposito Júnior, em atribuição ao nome de Alcides Maria Netto a até então Rua 07, existente no "Jardim dos Colibris", através do Projeto de Lei 39 de 2014.
.....oooooOooooo.....
R. Alcides Maria Netto - Jardim dos Colibris, Indaiatuba - SP
1 - Plataformas
Pisos elevados construídos para facilitar o embarque dos passageiros e das cargas. As plataformas podiam apresentar estruturas de ferro que sustentavam coberturas. Elementos marcantes nas plataformas eram o sino e o relógio.
2 - Sede da Estação
Abrigava as funções de operação ferroviária e de serviços administrativos. Algumas estações contavam com serviço telegráfico.
3 - Caixas d’água
Podiam ser encontradas tanto na estação quanto ao longo do traçado da ferrovia. Sua função era abastecer de água as caldeiras das marias-fumaças.
4 - Profissionais da estação
O chefe da estação era a autoridade máxima do local, controlando a logística da estação. Seguiam como seus subordinados o bilheteiro, o pesador, o telegrafista, entre outros.
Estações maiores ou de entroncamento tinham ao seu redor uma série de prédios relacionados com a logística, com a manutenção e com a operação da ferrovia. Dentre eles podemos citar armazéns de carga, oficinas de manutenção, pátio de manobras, rotundas (abrigo para locomotivas), entre outros.
7 - Casas de turma
Eram casas que a Rede Ferroviária fornecia para os trabalhadores e suas famílias. As de alvenaria eram ocupadas pelos funcionários de cargos mais altos. As residências ficavam nas proximidades das estações, pois caso houvesse algum trabalho de emergência o funcionário era contatado imediatamente.
.....oooooOooooo.....
Fonte da ilustração:
Reportagem: Leandro Luiz dos Santos e Diego Antonelli.
Parte 3:
Nenhum comentário:
Postar um comentário