JOÃO DE OLIVEIRA FRANCO nasceu em Congonhal (MG), no dia 11 de junho de 1936, sendo o
filho mais velho de uma família de 10 irmãos e cursou até a 5a série na Escola da Fazenda São Domingos, que pertencia ao seu avô.
Com 15 anos de idade mudou-se para Extrema (MG), onde seus pais compraram um sítio e trabalhavam com produção de leite.
No ano de 1956 casou-se com Nilza Evangelista Franco, com quem tem 05 filhos: Carlos, Lucia, João Batista, Sandra e Adriana.
No ano de 1957 seus pais venderam o sítio e montaram uma fábrica de queijo na cidade de Extrema (MG), onde trabalhavam conjuntamente com seus filhos e forneciam toda a produção para atacadistas da cidade de São Paulo.
Em 1959, mudou-se com sua esposa e filhos para a capital paulista, onde foi trabalhar como motorista de ônibus urbano. Depois se especializou em direção de Carretas e passou a trabalhar como "Cegonheiro", durante 08 anos.
Em 1969 retornou com sua família para Extrema (MG), comprou um Caminhão Caçamba e passou a
trabalhar por conta própria nos Estados da Bahia e do Mato Grosso, transportando terra e cascalho para pavimentação das rodovias estaduais e federais daquelas localidades.
Nessa época conheceu muitas belezas naturais do nosso imenso País, trabalhando pelas rodovias.
Em 1970, para ficar mais próximo de sua família, passou a trabalhar na Transportadora Transoto da cidade de Belo Horizonte (MG), onde transportava aço para as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em maio de 1973, aos 37 anos de idade, sofreu um grave acidente de trabalho dentro da Empresa Volkswagem em São Bernardo de Campo, onde fazia o descarregamento da carga de tubos de aço trefilado e teve a perna esquerda amputada, o que o impediu de continuar trabalhando como motorista de caminhão da Transoto e foi aposentado por invalidez.
Em janeiro de 1977 mudou-se para Indaiatuba (SP), em busca de estudos para seus filhos e uma vida melhor para toda a família.
Como bom mineiro logo fez muitos amigos, dentre eles a
Sra. Dalva Denny, que o convidou para ingressar na política filiando-se ao PTB.
Em 1987 após vários contatos com outras cidades da região, tornou-se o Sócio-Fundador da Associação dos Aposentados e Pensionistas Indaiatuba, trazendo vários benefícios para os aposentados de nossa cidade.
Em 1988, a convite do Dr. Clain Ferrari, na época
candidato a Prefeito, concorreu ao cargo de Vereador, ficou conhecido como o "João da Muleta", e conseguiu a 18 suplência da coligação, assumiu em setembro de 1989 e ficou até março de 1991, nesse período desenvolveu diversos projetos que beneficiaram a população de nossa Indaiatuba, dentre eles destaca-se a Lei que beneficia os aposentados com desconto no IPTU de 50% do valor predial, vigente até hoje.
Nessa gestão, buscando um pouco mais de lazer para os aposentados, fez um acordo entre os Presidentes dos. Condomínios Mosteiro de
Itaici e
Vale das Laranjeiras permitindo aos aposentados pescarem nos lagos existentes nessas localidades, mediante a apresentação de uma carteirinha de identificação que era emitida pela Prefeitura de Indaiatuba com a assinatura do vereador João Franco.
Em 1992 foi eleito o 3 °
vereador mais votado dentre os 250 candidatos, exerceu seu mandato até 1996.
Nesse período um dos benefícios que ganhou um grande destaque político, foi a indicação para o Deputado Estadual Sr. Campos Machado para que fizesse a Lei n° 9055 a qual liberou a legislação fúnebre dentro do Estado de SP, antes dela os agentes funerários não podiam ultrapassar a fronteira de cada município, a promulgação da Lei trouxe grande alívio à dor das famílias que tinham que levar seus entes queridos para enterrar em outras cidades.
Em 1998, mesmo não sendo reeleito, fez uma solicitação ao Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, para que melhorasse a segurança da nossa cidade. Atendendo ao pedido feito pelo amigo João Franco, o deputado viabilizou junto ao Estado a vinda da 4ª Cia da Polícia Militar para Indaiatuba,
aumentando o contingente da PM para melhor atender nossa população.
Essa é uma marca do Sr. João Franco, mesmo não estando mais no Legislativo, nunca deixou de atender e ajudar a população de Indaiatuba, sempre manteve aberta a porta de sua casa e trata com muita atenção a todos aqueles que o procuram por um motivo ou outro, procurando solucionar os problemas que ali chegam da melhor forma possível.
João Franco trabalhou como assessor de Gabinete com o
Prefeito Reinaldo Nogueira, por quem nutria grande respeito e estima, amigo de longa jornada pública.
Em seus momentos de descontração e lazer em rodas de amigos, o assunto que mais o deixa orgulho é dizer que viu e participou ativamente do crescimento de nossa cidade, cidade essa que o acolheu com muito carinho, e toda a sua família também!
Onde viu todos os seus filhos se formarem na faculdade, onde viu seus netos nascerem. Faz questão
de dizer que é mineiro de nascença, mas indaiatubano de coração!
É com este breve Curriculum que o vereador João de Oliveira Franco foi apresentado para receber o Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano.
O ex-vereador João de Oliveira Franco faleceu no dia 11 de julho de 2012. Popularmente conhecido como João da Muleta, faleceu aos 71 anos. Ele se tratava de uma fibrose pulmonar desde o início de 2012 e veio a falecer no dia 11 de julho do mesmo ano, no Hospital Santa Tereza, em Campinas. O ex-vereador foi enterrado no Cemitério Memorial. “Saudade da esposa, filhos, netos e bisnetos.”
Crédito da biografia: texto do Gabinete do vereador Luiz Alberto Pereira - Cebolinha, na ocasião em que apresentou projeto para atribuir o nome do vereador João de Oliveira Franco o título de "Cidadão Indaiatubano" em junho de 2012. Em 2016 o vereador apresentou o Projeto de Lei que atribuiu o nome de Rua Vereador João de Oliveira Franco à até Rua 13 (treze) do loteamento "Jardim Residencial Maria Dulce".