No feriado estadual dedicado à Revolução Constitucionalista de 1932, dia 9 de julho, acontece a abertura da exposição "Itu e a Revolução de 32" organizada pelo Museu Republicano de Itu em parceria com o Museu da Música – Itu, a partir de documentos textuais, jornais, livros e peças de acervo das duas instituições ligados a esse período histórico, no Centro de Estudos do Museu Republicano.
O espaço abrirá as portas às 10h, quando começa a programação da cerimônia de abertura que contará com palestras, leituras de poemas sobre o tema e o lançamento do volume 5 da série que conta sobre o poeta Guilherme Almeida, também conhecido como o “Poeta da Revolução”.
Aproximadamente 300 jovens de Itu se juntaram para formar o 3º Batalhão de Caçadores Voluntários Paulistas e lutar na Revolução Constitucionalista de 1932. De farda e capacete que foram usados pelos soldados a partituras e hinos para as tropas compostos durante o período, a exposição "Itu e a Revolução de 32" também vai apresentar como foi a participação das mulheres na luta, entre outros aspectos do movimento.
Com entrada gratuita, a exposição "Itu e a Revolução de 32" poderá ser visitada todos os dias, de segunda a domingo, das 10h às 17h.
O Centro de Estudos do Museu Republicano fica na Rua Barão de Itaim, 140 – Itu.
É obrigatório o uso de máscara de proteção e apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 (Jornal Cruzeiro - Sorocaba)
Voluntários de Itu participaram da Revolução Constitucionalista de 32 (Crédito: Divulgação/Museu Republicano de Itu)
Nenhum comentário:
Postar um comentário