terça-feira, 27 de setembro de 2022

Plataforma digital "Minha Indaiatuba" - O ócio criativo, a evolução e a inversão

 PLATAFORMA DIGITAL "MINHA INDAIATUBA"

O ócio criativo, a inversão e a evolução


A Prefeitura Municipal de Indaiatuba lançou em seu site a plataforma digital MINHA INDAIATUBA (veja o link do youtube abaixo) com o objetivo de melhorar a comunicação com o cidadão no que tange a prestação do serviços. 


Para entrar na plataforma, é só acessar o link (aqui) e entrar com o cadastro gov.br 

A plataforma poderá ser acessada quando e onde o cidadão precisar através do computador, celular ou tablet e um dos maiores benefícios é a desburocratização.

Como usuário logado, você poderá solicitar e consultar o histórico e andamento de seus pedidos/processos bem como acompanhar o status de suas pendências com a Prefeitura, inclusive o que você deve - afinal, a cidadania é composta de direitos "e" deveres.

Inversão

A plataforma é sua amiga e te trata pelo nome: "Bem-vinda Eliana". Essa é a primeira mudança que é percebida para os que já estavam acostumados a usar o site e é a primeira atração para quem entrar pela primeira vez (após passar pela chatice que é o cadastro no gov.br).

Ou seja, houve uma inversão na forma de apresentar a possibilidade de interagir com suas demandas pessoais: tudo na tela é sobre você, não é sobre a Prefeitura. Antes, o site era organizado (bem organizado, por sinal) com base na hierarquia das secretarias, dos processos e das tarefas/serviços de cada uma delas, o que dificultava a busca por determinados assuntos para quem não conhece essa estrutura funcional. Não que isso seja raro, pelo contrário: caso você assista a transmissão da Sessão da Câmara Municipal de ontem, (26/09) verá que um grupo de dois vereadores, ao fazer uso da palavra para defender suas indicações, não souberam ao certo qual Secretaria atenderia a demanda.

Assim o aplicativo desenvolvido pela própria Prefeitura (espero que o desenvolvedor responsável tenha criado um Manual de Arquitetura, para que o projeto continue em novas revisões e versões) é afetivo, e está estruturado para facilitar a vida do cidadão. Até cronograma com os assuntos relacionados ao usuário tem. É a Prefeitura fazendo e disponibilizando sua agenda pessoal, com seus direitos e deveres. Um luxo, incluindo que a Prefeitura pode te notificar para que você não esqueça de nada (incluindo consultas, exames, cirurgias, reuniões de pais e mestres, pagamento de impostos, respostas à demandas e sugestões e outras funções divididas, por hora, no seguinte menu:


  • Minha Saúdevacinação Covid-19 e emissão do cartão de vacinação; lista de medicamentos padronizados com a descrição dos locais que contêm a disponibilidade do remédio; consulta e aviso de agendamentos na rede de saúde; descrição de encaminhamentos, resumo e resultados de exames;
  • Minha Escola: informações sobre o histórico escolar,  notas e frequências dos alunos e informações da alimentação com o acesso ao cardápio servido às crianças;
  • Minha Casa: função “Meus Imóveis”, status das parcelas do exercício e emissão de boletos para pagamento do carnê de IPTU, documento de certidão de valor venal e certidão de débitos: negativa, positiva ou positiva com efeito de negativa;
  • Minha Empresa: cadastro mobiliário com a lista de empresas do cidadão como sócio ou como contador,  providências referentes às pendências cadastrais, certidão de débitos que o cidadão pode emitir, ou seja, a certidão negativa, positiva e positiva com efeito de negativa e emissão do documento de Alvará Digital;
  • Meu Bem Estar: serviços de Esportes, Lazer, Cultura, Turismo e Bem-Estar Social;
  • Minha Comunidade: solicitação de serviços, envio de reclamações e sugestões para a "Zeladoria", incluindo a possibilidade (isso é ótimo)  do acompanhamento de todo o trâmite do processo;
  • Meus Tributos emissão de guias e negociação de débitos com o município;
  • Portal do Servidor informações sobre a vida profissional e destaques de comunicados internos e
  • Minha Agenda Cidadãpara manter o usuário sempre atualizado com alertas e notificações - é um calendário com marcação de datas, eventos e compromissos do cidadão com os serviços da Prefeitura, como, por exemplo, o vencimento de impostos, consultas médicas, eventos culturais, entre outros.

Evolução

O prefeito Nilson Alcides Gaspar destacou que a plataforma é uma evolução. Informou que o aplicativo já estava em utilização já há algum tempo e contava com dezesseis mil usuários até a data oficial de lançamento (19 p.p.); completou ainda que quando logou, achou uma pendência que desconhecia dele mesmo e imediatamente resolveu com muita facilidade. Esse testemunho é um reflexo do que o cidadão que logar a primeira vez poderá sentir: ver que ele não é um anônimo, um ninguém, mas é uma pessoa cujos direitos e deveres estão arquivados, são conhecidos, mapeados e podem ser resolvidos com um simples "clique". 

Antes, até há poucos dias atrás, muitas respostas que agora estarão na palma da sua mão tinham que ter pedido protocolado e espera - as vezes longa - para ser obtida. Agora será possível não só solicitar de onde você estiver e quando quiser, mas acompanhar passo a passo do trâmite, uma vez que há demandas específicas que estarão sujeitas à passarem por vários processos. Neste sentido, a Secretária de Relações Insistitucionais Graziela Milani informou que o banco de dados gerado pelo aplicativo também servirá como gerador de indicadores e métricas para melhoria dos serviços prestados. Agora nossa alma ficará lavada: se alguém "sentar em cima" de uma demanda, saberemos onde ela "enroscou". Realmente, uma transparência que pode, sim, ser chamada de evolução. E a isso, o cidadão com certeza será grato.


O ócio criativo

O Ócio Criativo é um livro escrito pelo italiano Domênico De Masi, publicado em 1995 que tem, como proteção de tela docomputador dele, a frase, em espanhol "o homem que trabalha perde tempo precioso". A teoria principal dele é que "o futuro pertence a quem souber libertar-se da idéia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar num sistema de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo e com o jogo, enfim, com o ócio criativo”.

Ao contrário do que seus críticos afirmam, professor De Masi não prega a indolência e/ou a vagabundagem.

Aprendei com os lírios do campo, que não trabalham e nem fiam. 
E no entanto, eu vos asseguro que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. (Evangelho segundo São Mateus).

De Masi defende que a sociedade futura deve estar pautada não mais no tempo que se dedica ao trabalho,  mas no uso do tempo vago. Para isso, defende que as tarefas repetitivas devem, cada vez, mais, serem delegadas às máquinas e não à pessoas, para as quais caberão cada vez mais, as atividades realizadas com o cérebro, notadamente as atividades criativas que já são aprecidadas e valorizadas no mercado.

O ócio é o começo e o fim de toda e qualquer atividade. (Aristóteles) 

Como a ferramenta "Minha Indaiatuba" crescem cada vez mais as possibilidades da pessoa ganhar tempo, mas por outro lado, vemos que a arapuca é gravíssima: o autor não considerou - e exigir isso seria um anacronismo - que os aplicativos reduziriam o trabalho físico mas levariam à prisão em uma tela virtual. Grave paradígma.

Resta a cada um de nós fazer a inscrição nesta e em todas as outras plataformas que venham a facilitar nossa vida e liberar nosso tempo livre, mas ao mesmo tempo, ter o compromisso de achar soluções práticas educacionais, que lembrem constantemente a cada um de nós que é imprescindível compreender a importância do encontro, das relações, da fantasia, do lazer, da alegria, dos afetos, da curiosidade, do (re)inventar e ousar saber, como forma optativa da prisão nas redes, dos conhecimentos amparados na neutralidade, conformismo e no triunfo da economia unidimensional (egoísta e competitiva do mercado).

Só assim nosso ócio será realmente criativo e sobretudo, humanitário.





Para saber mais sobre a ferramenta: https://youtube.com/shorts/7dTE7xYkLBM?feature=share



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana