O Museu ‘Antônio Reginaldo Geiss’, no Casarão Pau Preto, vinculado ao Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, participa da 17ª Primavera de Museus, que acontece de 18 a 24 de setembro, com o tema Memórias e Democracia: LGBT+, Indígenas e Quilombolas e a abertura do espaço expositivo dedicado a Cultura Popular e Etnografia com peças que compõe o acervo do Museu.
Podem ser conferidas peças indígenas compostas por potes e tigelas de cerâmica, machadinhas, cestas de vime de povos indígenas do Centro-Oeste brasileiro. Nesta coleção, o museu também abriga três bonecas de cerâmicas do povo indígena Karajá, denominadas Ritxòkò.
As bonecas Karajá Ritxòkò foram declaradas patrimônio cultural do Brasil em 2012 e são uma referência cultural significativa para o povo Karajá. Além disso, o acervo também possui uma expressiva coleção de esculturas de cerâmica popular de Pernambuco, que foram adquiridas pelo Museu através de doação, no ano de 1997, por Maria Teresa Chiara Monteiro Inácio, sobrinha do colecionador Afonso Dante Chiara.
As esculturas em cerâmica - muitas comercializadas na Feira do Caruaru - foram produzidas por artistas populares de Pernambuco como Mestre Vitalino, João Vitalino, Manuel Antônio Vitalino, Lauro Ezequiel, Luiz Antônio, Lauro Ezequiel e Ana das Carrancas, de Petrolina, entre outros.
O Casarão Pau Preto está localizado na Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, e o Museu está aberto para visitação de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 12h
Nenhum comentário:
Postar um comentário