quinta-feira, 19 de agosto de 2021

EMEB Prof.ª Elvira Maria Maffei

Pouco se sabe sobre a biografia da Profa. Elvira Maffei, que é patrona da Escola Municipal "Elvira Maria Maffei".

A professora  Elvira Maria Maffei foi proprietária de uma escola particular em Indaiatuba, que se chamava "Externato José Bonifácio".  A historiadora Silvane Rodrigues Leite registra em sua tese de mestrado que a existência dessa escola particular pode ser comprovada na década de 1930,  através de duas fontes distintas. A primeira, o seguinte registro  no livro de Atas da Câmara Municipal de Indaiatuba:

 A Camara officiou a professora Dª Elvira Maffei agradecendo o prezente de um alluno que em nome do Externato José Bonifácio foi offerecido como lembrança do 1º Centenário da Independência. (Livro de Atas das sessões da Câmara Municipal, Indaiatuba (SP), 5/2/1923, fl.111vs)

A segunda, a fonte iconográfica abaixo, onde se pode verificar o nome da escola e o reconhecimento da mesma pelo governo do Estado:

Crédito da imagem: tese de mestrado de Silvane Rodrigues Leite Alves. A Instrução Pública em Indaiatuba: 1854-1930 Contribuição para a História da Educação Brasileira, apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Campinas, 2007, 186 p.

 

Ao pesquisar sobre a "História de Indaiatuba" para fundamentar e completar as memórias de Antonio Reginaldo Geiss, no livro que escrevi sobre esse assunto (que você pode ver aqui) fiz anotações sobre essa professora, que deixo registradas neste post. 

  • Dona Elvira Maffei veio de Piracicaba, no final da década de 1920.
  • Nasceu em 1885.
  • Morava em uma chácara nos arredores do centro urbano de Indaiatuba, de propriedade do seu irmão.
  • Foi professora de Sylvio Tanclér no 1º ano do grupo, sendo que ele nasceu em 24 de março de 1912, no Grupo Escolar Randolpho Moreira Fernandes, em uma classe masculina, que funcionava no período da manhã.
  • Ela teve uma irmã, que chamava Hermelinda e que também lecionou em Indaiatuba, tendo morado na residência de Ambrosio Lizoni, que construiu um quarto para ela, na Praça Prudente de Morais (Rua XV de Novembro), onde hoje este no Banco do Brasil (veja a imagem abaixo).
  • Manteve uma escola particular preparatória para o Ginásio, em um tempo que era necessário fazer um exame de admissão.
  • No final da década de 1930 ela voltou para Piracicaba.
  • Foi mãe adotiva de três crianças, sendo que uma delas era um menino, filho de E. J. Lizoni (que tem vários textos publicados neste blog, que você pode ler aqui).
Esta imagem belíssima é da esquina da Rua XV de Novembro com a Rua Cerqueira César.
É exatamente onde hoje é o Banco do Brasil, no Centro.
Quando a foto foi tirada, era um armazém. Repare no chão de terra batida.
(Foto cedida por Arnaldo Antonio Rodella, descendente da família Brazzi).



.....oooooOooooo.....


Caso você tenha mais informações para serem colocadas neste post, entre em contato com elianabelo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana