HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da
estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892,
houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana
(CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de
Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente
incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano
de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São
Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido em 1966 e
seus trilhos foram retirados em 1969. O tráfego de passageiros entre Itaici e
Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada
vez menos até meados dos anos 1980. Por volta de 1990, os trilhos, já
abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
A ESTAÇÃO
Chave Stein era uma pequena
parada, aberta em 15 de julho de 1958 de acordo com o blog consultado “Estações Ferroviárias”.
No entanto, de acordo com um artigo de 1875 publicado no jornal “O Estado de São
Paulo”, a parada já existia em 1893.
Também é sabido que, em 1918, entre as várias escolas isoladas sob a responsabilidade de Monte Mór, havia a "Escola Isolada Mista de Chave Stein" (veja aqui).
“Chave” era o nome comumente dado
pelas ferrovias à pequenas estações (paradas), quando existia ali a saída de
algum desvio industrial, caso de Stein: havia ali uma serraria onde embarcavam
sua produção. Os relatórios da ferrovia, embora citassem por algum período a
Chave Leopoldina (um pouco mais à frente), não citam em nenhum momento esta
parada. Os moradores de Cardeal referiram-se a ela como "o Stein". Na
casinha, ainda havia nessa época a placa de identificação do patrimônio da
Fepasa.
Localização: https://mapcarta.com/pt/W659968242
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