segunda-feira, 22 de agosto de 2022

CHAVE STEIN

HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1969. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 1980. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.

 

A ESTAÇÃO

Chave Stein era uma pequena parada, aberta em 15 de julho de 1958 de acordo com o blog consultado “Estações Ferroviárias”. No entanto, de acordo com um artigo de 1875 publicado no jornal “O Estado de São Paulo”, a parada já existia em 1893.



Jornal O Estado de São Paulo (10/10/1875)

Também é sabido que, em 1918, entre as várias escolas isoladas sob a responsabilidade de Monte Mór, havia a "Escola Isolada Mista de Chave Stein" (veja aqui).

“Chave” era o nome comumente dado pelas ferrovias à pequenas estações (paradas), quando existia ali a saída de algum desvio industrial, caso de Stein: havia ali uma serraria onde embarcavam sua produção. Os relatórios da ferrovia, embora citassem por algum período a Chave Leopoldina (um pouco mais à frente), não citam em nenhum momento esta parada. Os moradores de Cardeal referiram-se a ela como "o Stein". Na casinha, ainda havia nessa época a placa de identificação do patrimônio da Fepasa.

Localização: https://mapcarta.com/pt/W659968242

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