segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

8 de janeiro: a Destruição de Brasília pelo terrorismo da extrema-direita e a reação dos políticos em Indaiatuba

DANDO NOME AOS BOIS 

(post em contínua revisão)

Vândalos bolsonaristas - que não aceitam a derrota do ex-capitão Jair Messias Bolsonaro nas urnas - invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto no domingo, dia oito de janeiro de 2023, vociferando que o "povo" (cerca de 4 mil pessoas, segundo o cálculo da polícia) estava "tomando" o que era "deles". Na História do Brasil, nunca houve ações como a que aconteceu nesse episódio, de forma integrada, premeditata e amplamente divulgada nas redes bolonaristas e que atacou os três poderes da República.

As imagens da destruição do patrimônio público foram (e estão sendo) largamente divulgadas, conforme mostram fotos e videos de muitas midias, inclusive de material produzido e divulgado pelos próprios terroristas, que o fizeram larga e animadamente. Os prédios foram vilipendiados em todos os cômodos que puderam entrar, objetos foram destruídos, incluindo aparelhos de informática (incluindo servidores), móveis, instalações, até obras de arte e documentos históricos. Não foram apenas destruídos, mas roubados, desde açucar e café das copas, até objetos pessoais de trabalhadores, congressistas, agentes públicos, ministros e funcionários em geral. Surrupiaram de tudo o que é público: computadores, obras de artes, documentos históricos que estavam expostos e até armas.

Este post tem como objetivo registrar a participação de indaiatubanos e a reação de políticos, agentes públicos, formadores de opinião, enfim, de influenciadores de nossa cidade sobre a barbárie cometida que estarreceu a maior parte dos brasileiros (inclusive da direita civilizada, a imprensa nacional e internacional).

Colarei as provas dos ocorrido (o que nós, historiadores chamamos de "fontes primárias") aqui, por ordem que eu for vendo as postagens, ou pela ordem que as postagens chegarem até mim por terceiros. O objetivo e registrar os posicionamentos para os historiadores - e eleitores - do futuro. Não por acaso, iniciarei pela minha postagem - não por ser mais especial - mas por ser o posicionamento da página.


Eliana Belo Silva, historiadora, pedagoga e mantenedora da página, 
publicado em 08/01/2023 as 20h no FB


Silvia Bolívar - jornalista, publicado em 08/01/2023  no FB




Carlos Alberto Rezende Lopes "Linho" - professor de História aposentado e ex-vereador de Indaiatuba, um dos fundadores do PT local - publicado em 08/01/2023 as 22h no FB




Engenheiro Alexandre Carlos Peres, vereador da Câmara Municipal de Indaiatuba, 
publicado em 09/01/2023 as 10:30h no FB



Boanerges Gonçalves, influencer, publicado em 08/01/2023 as 22:00h no FB



Engenheiro Bruno Arevalo Ganem (Bruno Ganem), Deputado Federal eleito em 2022, atualmente Deputado Estadual, ex-vereador de Indaiatuba - publicado em 09/01/2023 no Instagran

Ulysses Maia, Economista, militante do PSol, ex-candidato a prefeito em Indaiatuba
Publicado em 09/01/2023


Carleans Britto (Cacá), bacharel em Geografia, empresário, foi vice-candidato à prefeito em Indaiatuba na chapa do atual Deputado Estadual em exercício Bruno Ganem (Deputado Federal Eleito em 2022) - publicado em 10/01/2023




Jorge Luis Lepinsk "Pepo", ex-Secretário da Habitação, vereador e atualmente Presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, em publicação no Instagran feita no dia 09/01/2023 


Ricardo França, bacharel em Relações Públicas, vereador mais votado em Indaiatuba nas duas eleições que participou, eleito deputado estadual em 2022. Publicado no Instagran em 10/01/23




Nota Oficial da Câmara Municipal de Indaiatuba emitida nos canais institucionais em 09/01/2022




Veridiane Mendes, indaiatubana que estava em Brasilia no dia dos atos terroristas.
Crédito da imagem: perfil @contragolpebrasil no Instagran - publicado em 08/01/2023
Há videos que ela mesma gravou, junto com outra indaiatubana, Teresinha Mendes (imagem abaixo).
Estão disponíveis aqui.





Teresinha Mendes, indaiatubana que estava em Brasilia no dia dos atos terroristas.
Crédito da imagem: perfil @contragolpebrasil no Instagran - publicado em 11/01/2023







Rodrigo Raul Tara (antes) - indaiatubano que estava em Brasilia no dia dos atos terroristas.
Crédito da imagem: perfil @contragolpebrasil no Instagran - publicado em 08/01/2023



Rodrigo Raul Tara (depois), indaiatubano que estava em Brasilia no día dos atos terroristas.
Crédito da imagem: perfil @contragolpebrasil no Instagran - publicado em 08/01/2023



Ricardo Valentin Pires (identificado como "Ricardo da Pepis") Janaina Cerebel (veja abaixo) indaiatubanos que estavam em Brasilia no dia dos atos terroristas.
Crédito da imagem: em reposta para a publicação de Alexandre Frota, 
no perfil @77_frota no Twitter  publicado em 08/01/2023



Janaína Cerebel, indaiatubana que estava em Brasilia no dia dos atos terroristas.
Crédito da imagem: perfil @contragolpebrasil no Instagran - publicado em 08/01/2023



Janaina Cerebel, que publicou video em seu perfil pessoal, chamando mais patriotas para os atos em Brasilia, onde Ricardo Valentim Pires aparece afirmando que "o exército está do lado deles" (video arquivado no acervo da página).
A imagem dessa moradora de Indaiatuba foi exibida em jornal da Rede Globo - TV aberta - em 09/01/2023




Placa do ônibus de Indaiatuba que estava em Brasília no dia 08 de Janeiro, contida em elenco emitido pela Polícia Rodoviária Federal. O Ministro Alexandre de Moraes (STF) determinou a apreensão e bloqueio dos veículos presentes nos atos antidemocráticos. Os proprietários deverão ser identificados e obrigados a apresentar (1) relação de passageiros, (2) nomes de contratantes e (3) documentos envolvidos como Contrato e comprovante de pagamento. 
Em entrevista na tarde de  09/01/23, o Ministro Flávio Dino informou que os participantes e os financiadores serão punidos na forma da lei (inclusive há encarcerados já identificados).
Poder Executivo Nacional, Supremo Tribunal Federal, Senado, Câmara dos Deputados Federais e Governadores (inclusive o bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas) se reuniram e aprovaram - por unanimidade - que medidas legais sejam tomadas.


Com a prisão anunciada de aproximadamente 1500 pessoas que estavam em Brasilia nos atos terroristas, bolsonaristas continuam tentando espalhar mentiras e desinformação, como o cidadão da foto acima - Vilson Lino - que publicou a MENTIRA que uma senhora morreu na prisão, entre os terroristas presos. A Polícia Federal já desmentiu a informação (veja os posts abaixo):

Post disponível aqui.


A Polícia Federal desmentiu a notícia falsa espalhada por Vilson Lino em seu Twitter institucional, conforme você pode ver aqui.








(post em construção)










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana