Com abertura ansiada para hoje, dia 7 de março, o Sagrado Bar, na Avenida Itororó, esquina com a Rua Pedro de Toledo, tem chamado a atenção pelas linhas de sua construção. Segundo seu autor, o arquiteto e urbanista Charles Fernandes, a razão disso é a escolha da escola clássica, que gera familiaridade. E, apesar de parecer se inspirar em bares do Rio de Janeiro, o prédio remete ao antigo Paço Municipal de Indaiatuba, que existiu no meio da Praça Prudente de Moraes, e que foi demolido no início dos anos 1960.
O prédio em que o arquiteto se inspirou para projetar o Sagrado foi erguido em 1890, e até 1963 abrigou a Prefeitura, a Câmara Municipal e a Cadeia. Por isso, durante um bom tempo, a Praça Prudente de Moraes era chamada de Largo da Cadeia. Ela deu lugar ao Paço na esquina das ruas 15 de Novembro e Cerqueira Cézar, onde hoje fica uma loja de sapatos. Charles usou suas linhas não apenas para se referenciar à história de Indaiatuba, mas também porque suas proporções clássicas tornam o espaço acolhedor.
Para quem se preocupa mais com o bar em si, uma boa notícia: o Sagrado conta um longo balcão, feito especialmente para os apreciadores solitários de um bom chope ou drinque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário