quarta-feira, 20 de março de 2024

Prédio do antigo GESC Randolfo M. Fernandes é classificado para fins de tombamento

Hoje a notícia é muito boa.



O prédio onde funcionou, durante muitos anos o "Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes" foi classificado de interesse público municipal para fins de tombamento nos termos do artigo 8º da lei municipal 7.628/2021.

O bem ainda não está definitivamente tombado, mas com a Resolução 02/2024 de 19 de março de 2024, o prédio passa a ficar protegido de obras e intervenções que possam alterar ou comprometer suas características atuais, bem como do seu entorno.

O tombamento definitivo, ainda de acordo com a lei referenciada, acontecerá no prazo de um (1) ano, prorrogável por igual período. Ou seja: houve uma avanço, mas esse prazo tem que ser cumprido de forma definitiva, sob pena do bem ser desclassificado como de interesse histórico.






Histórico

A Escola Randolfo Moreira Fernandes que hoje funciona no Jardim Alice foi fundada em 1911 e já funcionou em diferentes lugares e prédios da cidade.

Antes de ser Randolfo, era o Grupo Escolar que funcionava ao lado da igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Em 1932, a antiga "Escolas Reunidas do Estado" recebeu seu atual nome, uma homenagem ao primeiro professor com diploma de Indaiatuba. Randolfo Moreira Fernandes era natural do Rio de Janeiro e, antes de ser professor, tentou seguir as carreiras médica e militar.


O prédio situado na Praça Dom Pedro II no Centro de Indaiatuba e conhecido popularmente como Randolfo, foi construído em 1937. Ao longo das décadas de 1940 e 1960 ele recebeu algumas reformas e ampliações. Nesse período a escola chegou a ter mil alunos matriculados e funcionava em três turnos.


A escola funcionou a maior parte de seu tempo em uma construção de planta retangular feita em alvenaria de tijolos. Nas primeiras ampliações, ela recebeu algumas salas geminadas ao edifício principal.


O prédio tem um pavimento com porão elevado, seu piso é de ladrilho hidráulico e madeira e, seu forro, também de madeira. Ao todo, a escola Randolfo Moreira Fernandes chegou a ter oito amplas salas de aulas cada uma com três janelas, pé direito alto e com o piso e o forro de madeira.




Suas portas e janelas possuem formatos variados. Algumas janelas são amplas, altas e retangulares. Outras apresentam verga semi-circular, bandeira, veneziana de madeira para o lado de dentro e vidraça para o lado de fora do prédio. As portas seguem o mesmo padrão das janela, Algumas mais simples, altas e retangulares e outras com moldura detalhada e verga semicircular.


Trata-se de uma edificação escolar exemplar do período e que mantém preservada vestígios da memória da educação e do ensino da cidade de Indaiatuba, embora já tenha sido reformado algumas vezes, inclusive desnecessariamente, como quando as telhas originais foram trocadas por novas, em 2017.


Hoje ela abriga projetos de educação e cultura da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), tal como aulas de música, artes visuais e teatro para crianças e jovens da cidade.




Leia sobre Randolfo Moreira Fernandes neste link: https://historiadeindaiatuba.blogspot.com/2010/09/randolfo-moreira-fernandes.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana