sábado, 8 de agosto de 2015

O ANTIGO PRÉDIO DA CÂMARA E DA CADEIAEliana Belo Silva

Eliana Belo Silva

Coluna "Identidade Indaiatubana" - Jornal Exemplo de 08/08/2015


O ANTIGO PRÉDIO DA CÂMARA E DA CADEIA


Foi em 6 de agosto de 1888, há 127 anos atrás, a Câmara Municipal de Indaiatuba contratou Constantino Cassabuona pelo valor de 4:740$000 (quatro mil e setecentos contos de réis) para construir um prédio para servir de sede para a Câmara Municipal (naquela época não se falava ‘prefeitura’ – mas era a sede do poder executivo) e Cadeia Pública ao mesmo tempo.

Foi uma conquista muito significante para o setor político indaiatubano e o prédio foi construído de forma imponente para a época, bem no meio da Praça Prudente de Moraes, que junto com o Largo da Matriz, eram os dois centros urbanos da época, onde tudo acontecia. 

O curioso dessa construção era que prometia ser feita com todo o rigor, obedecendo às leis da higiene, com pé direito e as quatro fachadas com abundância de iluminação e ventilação. Isso porque, naquela época, não só Indaiatuba, mas todas as cidades eram castigadas seguidamente por doenças infecciosas. Mas não foi feito banheiro! As autoridades tinham que fazer suas necessidades em casas de conhecidos nos arredores e, os presos, em latas de querosene.

Fato a se lamentar profundamente é que as Cadeias Públicas daquele tempo serviam de ´hospício’ onde ficavam isolados todos os que tinham qualquer problema relacionado à saúde mental. Em Indaiatuba tivemos dois ‘dementes’ – como eram chamados – encarcerados tristemente durante longo tempo. 

O prédio foi demolido na década de 1960 e foi substituído por um mais moderno, na gestão do Prefeito Odilon Ferreira. Na época a população achou certo; hoje talvez poderíamos tentar preservá-lo para outras funções.

Mas a História não se muda e essa é uma das lições que essa ciência nos ensina.




Crédito das Imagens: Charles Fernandes







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana