quinta-feira, 21 de maio de 2020

6ª curiosidade sobre a História de Indaiatuba - (conteúdo na pandemia do COVID-19) - O ser vivo mais antigo de Indaiatuba

Para auxiliar com conteúdo bacana neste período de isolamento social o blog História de Indaiatuba irá publicar "curiosidades" sobre a História de Indaiatuba com mais frequência, para colaborar na aprendizagem ou mesmo distração dos indaiatubanos, ao mesmo tempo em que se divulga conteúdo sobre nossa História, Memória e Patrimônio.

.............................................................................................

6ª curiosidade sobre a História de Indaiatuba

O ser vivo mais antigo de Indaiatuba




Os grandes Jequitibás Brancos, que estão plantados nos canteiros centrais da Avenida Itororó e da Avenida Major Alfredo Camargo Fonseca, podem ser vistos até do espaço e são da espécie de um dos seres vivos mais antigos da nossa zona urbana.



Cruzeiro de Jequitibás  das Avenidas Itororó e Major Alfredo Camargo Fonseca


A urbanização destas duas vias foi incrementada pela então Área Industrial da cidade onde cotonifícios e outras indústrias instalaram-se desde a Rua 24 de Maio, até a Avenida Itororó, tendo como um de seus limites a Avenida Major Alfredo Camargo Fonseca. 

Pelo porte desses jequitibás, estima-se que possam ter mais de 100 anos e podem ter sido plantados no final do século XIX e XX, talvez em data próxima da implementação do Cemitério da Candelária. O que pode ser afirmado é que na mesma época foram plantados jequitibás brancos por mais locais da cidade; além destes, que formam essas alamedas colossais,  destacam-se dois outros encontrados na Praça Prudente de Morais; um ao lado do coreto, outro em frente ao antigo Cine Rex, atual Bradesco;  e outro muito grande, no Jardim do Casarão Pau Preto, que está tombado. 

Existe ainda um outro Jequitibá, especial, localizado em uma área de preservação permanente (APP) próximo ao Bosque do Saber, tão grande e vistoso, que deu nome a seu bairro, o Jardim Jequitibá. Ele possui uma copa de cerca de 30m de diâmetro, e mais de 20m de altura ou o equivalente a um prédio de sete andares. Pelo seu porte ele pode ser apontado como o ser vivo mais antigo de Indaiatuba, ou melhor, pode, até estudos mais profundos, ser o maior concorrente a tal título tendo centenas de anos.

Jequitibá do Jardim Jequitibá - possivelmente o habitante mais antigo de Indaiatuba

Outros indivíduos de mesma altura e tronco que supera o diâmetro de 1.50m tiveram idade avaliada em centenas de anos, então possivelmente esta árvore também seria o mais antigo ser vivo da cidade e um dos poucos remanescentes da Mata Atlântica que forrava originalmente grande parte da área onde hoje é o município de Indaiatuba.

Existem hoje dezenas de novos jequitibás, plantados recentemente, em parques públicos, e que ainda não se destacam na paisagem, passando despercebidos para quase toda a população. Com muita sorte, em algumas dezenas de anos, poderemos ver muitas outras novas formações arbóreas do espaço, marcando o desenho da cidade de Indaiatuba.


Sobre o Jequitibá:
Em 28 de novembro de 2018 o vereador Alexandre Peres indicou o tombamento daquela que pode ser o mais antigo habitante de nossa cidade. Ainda a Fundação Pró-Memória não se posicionou sobre a preservação da mesma. Leia mais sobre essa proposição aqui:
https://sapl.indaiatuba.sp.leg.br/pysc/download_materia_pysc?cod_materia=MjU2ODk=&texto_original=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana