sábado, 9 de maio de 2020

3ª curiosidade sobre a História de Indaiatuba - (conteúdo na pandemia do COVID-19) - Os túmulos das Gertrudes mortas em 1892

Para auxiliar com conteúdo bacana neste período de isolamento social o blog História de Indaiatuba irá publicar "curiosidades" sobre a História de Indaiatuba todos os dias, para colaborar na aprendizagem ou mesmo distração dos indaiatubanos, ao mesmo tempo em que se divulga conteúdo sobre nossa História, Memória e Patrimônio.

.............................................................................................

3ª curiosidade sobre a História de Indaiatuba

Os túmulos das Gertrudes mortas em 1892








 No cemitério de Taipas, da Candelária, na viela principal próximo ao portão de entrada, estão sepultadas duas mulheres de uma mesma família, mortas com poucos dias de diferença, no ano de 1892. 

Seus túmulos são os mais belos exemplos de escultura do século XIX, na cidade de Indaiatuba e são dedicados a Anna Gertrudes Leite de Barros e Gertrudes Marcolina Leite de Barros. 

Ambas eram tias de Dona Leonor de Barros Camargo, esposa de Augusto de Oliveira Camargo, e ambas sucumbiram à febre amarela, no 2º surto da doença que matou 1/3 da população de Campinas e que também atacou cidades vizinhas. 

O ano de 1892 não levou apenas estas mulheres, morreu também o marido de Gertrudes Marcolina, que também era seu primo, o Alferes Francisco Galvão de Barros Leite, também irmão de Anna Gertrudes.  

O irmão de Gertrudes Marcolina, Tenente-coronel Francisco de Paula Leite de Barros, senhor de engenho em Itu, também perde a esposa neste ano de 1892, para a febre amarela, a Sra. Maria de Almeida Sampaio, que também era sua prima. 

Até o ano de 1899, quando a causa da doença foi revelada pelos pesquisadores Ronald Ross e Giovanni Battista Grassi, não se sabia que o hospedeiro intermediário era um mosquito, da espécie Aedes aegypti,  mas se sabia que áreas com problemas de saneamento eram focos, sobretudo locais alagadiços, mal ventilados e insolados. 

Em decorrência desta tragédia, o estado de São Paulo foi levado a adotar rigorosas normas urbanísticas, muitas delas exigidas até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana