quarta-feira, 13 de abril de 2022

Negado pedido de tombamento da Fazenda Bela Vista

O pedido de tombamento da Fazenda Bela Vista foi indeferido na terça-feira p.p., dia 12 de abril de 2022, através da Resolução 02/2022, publicada na Imprensa Oficial da Prefeitura Municipal de Indaiatuba pela Secretaria Municipal de Cultura. 

Tulha e terreiro da Fazenda Bela Vista (2018)

O pedido de tombamento havia sido feito via Processo Administrativo nº 5102/2018 - ainda na época em que existia a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba - e foi submetido para análise do atual Conselho Municipal de Preservação - Biênio 2021/2023, sendo o segundo tombamento recusado desde a posse, sendo o anterior da Igreja Santa Rita de Cássia.

A Secretária da Cultura, Tânia Castanho Ferreira e o Conselho de Preservação decidiram, com o poder que as leis lhes atribuem,  recusar o tombamento com base em um relatório que afirmou que o processo de tombamento trata-se...

... "de um conjunto de fatos complexos, com excesso de vícios de tramitação e repetidos descasos a lei e aos ritos processuais. Sugiro seu encerramento, considerando os graves erros em afronta a lei e seu rito processual, que contaminaram todo o processo de análise e indicação processual(...) 

A Resolução, na qual não consta quem foi responsável por esse relatório, ainda destaca que "no máximo interesse público, um novo processo deva ser aberto para acolher futura indicação de estudos, para fins de tombamento da Fazenda Bela Vista ou parte dela Tulha e Casarão e nesse caso deverá ser iniciado e conduzido sob a égide da Lei nº 7628 de agosto de 2021, artigo terceiro.


Fazenda Bela Vista - Patrimônio Cultural Rural


A Fazenda Bela Vista era um grande latifúndio de café de propriedade de José Manoel da Fonseca Leite, cuja administração era feita pelos filhos José e Jesuíno que a venderam, no dia 19 de agosto de 1895, para  Francisco Alves Barroso. Foi no século XIX que as construções da fazenda foram feitas com a técnica de taipa-de-mão (vide foto), inclusive a Sede  e uma casa do antigo administrador (que seria depois de caseiro).

Em 14 de novembro de 1919 ela foi adquirida pelos irmãos Amstalden: Benedito, João e José - sendo que nesta época um fato curioso é digno de nota: a fazenda passou a ter uma parada particular exclusiva para que a filha de Vandelino Amstalden - Ivete - pudesse se deslocar com segurança pela via férrea da Estrada de Ferro Sorocabana até Itupeva, onde estudava.

A família Amstalden foi desmembrando a fazenda, dando origem a:

  • uma fazenda de propriedade de Klaus Bouillon, que plantava acerola (1992),
  • empreendimento que deu origem ao bairro Altos da Bela Vista (herdeiros de João),
  • empreendimento que deu origem ao bairro Jardim Europa,
  • empreendimento que deu origem ao bairro Residencial Amstalden e;
  • área remanescente da Fazenda Bela Vista (herdeiros de José).

Em 2015, as proprietárias da parte remanescente do latifúndio cafeeiro eram Donatila Amstalden e Jacinta Amstalden. A sede da fazenda continha, na data, uma tulha com máquina de beneficiamento de café e outra de arroz, com piso de madeira e parede de taipa de mais cômodos que funcionam como depósito. Em outra parte da antiga sede sede, com uma entrada separada, a família, conservava, na data, o mobiliário, quadros e enxoval da época e o teto de madeira envernizada em bom estado de conservação. Há, ainda, dois terreiros de café, edificação lateral com paredes de taipa (caseiro), caixa d´água de alvenaria e edificações recentes (cunhada).

Detalhe da taipa-de-mão - Fazenda Bela Vista (2018)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana