sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

O retábulo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes da Helvetia

Charles Fernandes

Arquiteto e Urbanista


O RETÁBULO do altar mor da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Colônia Helvetia, pode ser considerada a peça de entalhe mais importante do patrimônio histórico de Indaiatuba, tendo sido executada no final do Século XIX e mantida em suas características originais até os dias atuais. 

Entre diversas características muito especiais de sua composição que utiliza de repertório eclético, típico do final dos anos 1800, podemos citar as colunas que possuem, em seu terço inferior, pedestais estilizados com formatos que assemelham bulbos ou botões florais, além do toro (base) da coluna também apresentar motivos estilizados semelhantes. 

As colunas são coroadas por CAPITÉIS compósitos adornados com volutas e folhas de acanto estilizadas. Outra característica marcante é o uso de arcos concêntricos e diferentes módulos de coluna para dar ideia de perspectiva, esta ilusão típica de retábulos barrocos, junto de elementos estilizados florais e neoclássicos, é outra característica de composições ecléticas que utilizam de elementos de diversas referências e épocas, em uma única obra. 

O coroamento do retábulo possui um dos  elementos que mais o diferencia e impregna originalidade, o arco principal é alteado, dividido, cortado, restando-lhe apenas o arranque; e em posição central, como que em uma chave aduana, um RESPLENDOR é colocado como que se explodisse o coroamento e lançasse brilho intenso sobre o altar em direção a nave da igreja. 

O Retábulo da Igreja de Helvetia  possui rigosamente todos os elementos formais que se espera deste tipo de peça sacra, a BASE é composta em patamares, arrematados com MÍSULAS, como que um podio, usado em arquitetura clássica para determinar importância maior do que se localiza acima. 

Na base desta peça também encontra-se um SARCRÁRIO, comum em retábulos. As colunas e nichos formam a parte chamada de CORPO do retábulo, e as CORNIJAS e arcos formam o arremate chamado de COROAMENTO.

Há também retábulos de capelas laterais e coro executados em madeira completando o conjunto de entalhes, e não se pode adentrar a Igreja de Helvetia sem reservar tempo para admirar o teto da nave, em abóbada de canhão com molduras e pinturas em seu centro; também o arco cruzeiro e o teto da capela mor em abóbada de cruzaria. 

Há outros elementos com desenhos curiosos como o óculo do frontão da fachada principal, que também possui formato floral, e o campanário, localizado ao fundo, cujo formato em pináculo também remonta a elementos europeus, utilizados também no Santuário de Lourdes, construído no local onde teria ocorrido a aparição mariana que dá nome a igreja de Helvetia.  

Em outros locais da cidade, poucas peças restam que teriam importância semelhante aos elementos de entalhe do interior da igreja de Helvetia, entre eles citaria os balcões dos nichos das paredes sobre o presbitério da igreja da Candelária, que possivelmente restam de sua construção original, do início do século XIX. Na Candelária, o retábulo original fora substituído por outro, neo gótico, em cerca da década de 1870, e que também teria sido demolido em meados do século XX para colocação do órgão de tubos. As capelas laterais e seus retábulos da matriz, também foram retirados em reformas. 


A Igreja de N. Sra. Lourdes, consagrada no ano de 1899, é uma pérola do patrimônio histórico da cidade de Indaiatuba, e representa a tradição e cultura da Colônia Helvetia desde a chegada dos primeiros imigrantes em 1888 até os dias atuais, contribuindo para a manutenção da identidade e para a sensação de pertencimento de todos os seus descendentes.







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