segunda-feira, 24 de abril de 2017

Fazenda Cachoeira do Jica - Proprietária

A belíssima sede da Fazenda Cachoeira do Jica (leia sobre ela aqui) atualmente pertence a Fundação Mary Harriet Speers





Breve História da Instituidora

Mary Harriet Gertrudes Ignez da Fonseca Cotching Speers, assim chamada, era única herdeira do casal Maria Victoria da Fonseca Cotching Speers e Thomaz Percival Speers. Sua mãe descendia de tradicional família paulista. Seu pai pertencia a uma das várias famílias inglesas empreendedoras que instalaram no Brasil o Bank Of London, Light and Power Company e São Paulo Railway.




Neneca, apelido pelo qual era conhecida, adquiriu formação típica das moças da alta sociedade em sua época.

Iniciou seus estudos no colégio Notre-Dame des Oiseaux. Além da educação formal adquirida com estudos no exterior, praticava esportes por incentivo da família Speers.

Após a perda do seu pai no dia 20 de janeiro de 1952, inteirou-se dos detalhes patrimoniais quando teve de administrar todos os bens da família. Dos Speers, no Brasil, restou apenas seu tio Francis com quem teve convivência muito próxima até seu falecimento em 1974.

Da. Mary Speers sempre se preocupou com seu legado imobiliário. Seu advogado, Dr. Osório Faria Vieira, apresentou-lhe um projeto e seu médico particular a incentivou a colocá-lo em prática. Criou assim uma fundação para administrar seu patrimônio e destinar fundos para formação de profissionais ligados à área rural e outras atividades sociais diferenciadas do assistencialismo.

No dia 9 de março de 1981 foi redigido seu testamento, deixando claro que “por ter sido ricamente abençoada por Deus e ter amealhado um valioso patrimônio”, queria ‘”contribuir para o bem coletivo e melhoria do padrão de vida dos indivíduos desprovidos de fortuna” como “auxílio a estudantes carentes, independente de cor, religião, sexo ou etnia” e prestação de auxílio a instituições que cuidassem de idosos e crianças necessitadas.

Esse passo decisivo foi dado em 1981, um ano antes de seu falecimento no dia 14 de abril, aos 76 anos, vítima de câncer.

Seis meses após o falecimento de sua inspiradora, iniciou-se o primeiro passo que deu forma legal para a instituição da Fundação Mary Harriet Speers, com a lavratura da escritura pública em 7 de outubro de 1982, há 34 anos.

O estatuto submetido a apreciação e aprovação do Ministério Público, foi redigido pelo seu advogado, Dr. Osório Faria Vieira, nele expressando as intenções de sua instituidora quanto à finalidade de seu patrimônio.

Desde então e até o final de outubro, a Fundação já contava com 32 projetos assistidos, sob a responsabilidade de 19 entidades, localizadas no Ceará, em Minas Gerais e em São Paulo, incluindo interior e área metropolitana.

Sem fins lucrativos, o alvo da Fundação Mary Harriet Speers é o ser humano transformado, como agente de mudanças, melhoria da qualidade de vida e promoção de justiça social, vem oferecendo oportunidade de ingresso em universidades aos que se encontram em dificuldades financeiras e que buscam aperfeiçoamentos nas áreas do conhecimento e incentiva, ainda, seus beneficiados a alimentarem o desejo de retribuição e propagação de seu ideal de cidadania.

Em 2016 a Fundação, para cumprir a vontade de Da. Mary, atendeu e vem atendendo, por meio de parcerias e projetos próprios, cerca de 3.000 pessoas em estado de vulnerabilidade social e econômica em parceiras com a Fundação Francisca Franco, Associação Cristã de Moços, 1ª Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, Associação Evangélica Beneficente, Casa Hope, Associação de Assistência à Criança Deficiente, Organização de Auxílio Fraterno, Instituto Karis, Associação Viva Bem a Idade que Tem, Lar Donato Flores, Escola Aberta do Terceiro Setor, Centro de Integração de Educação e Saúde, e Universidade Paulista - UNIP/Odonto.

Por meio de seus recursos, a Fundação Mary Harriet Speers tem oferecido atendimento humanizado, com profissionais qualificados e vem promovendo suporte social por meio de seus projetos educacional, cultural e de proteção à saúde; SOARTE e ESPAÇO SAÚDE além de Bolsas de Estudo e atendimentos diretos a idosos e pessoas especiais. Nas áreas médica, odontológica, social e psicológica a Fundação conta com um grupo de voluntários desprendidos e dedicados que com uma parte do seu tempo colaboram para o cumprimento da missão deixada pela Da. Mary Speers.



Texto publicado em 2016 em https://www.facebook.com/catedralevangelicasp, que cita como fonte deste conteúdo o Livro “Fundação Mary Harriet Speers – um legado de cidadania”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana