sexta-feira, 26 de junho de 2020

Curso oferecido pela Fundação Pró-Memória - “Em Tempos de Pandemia: Reflexões Através de Arte Contemporânea”

Por meio do projeto de extensão “Escola do Patrimônio”, resultado da parceria com a Unicamp, a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba oferecerá curso online sobre Arte Contemporânea em tempos de crise
Nos dias 01, 02 e 03 de julho a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba oferecerá o curso online “Em Tempos de Pandemia: Reflexões Através de Arte Contemporânea”, resultado do projeto em parceria com a UNICAMP, “Escola do Patrimônio”, o curso será ministrado por Marcus Mazieri e Gabriela Paiva de Toledo.

Na verdade, o objetivo deste (per)curso é apresentar uma curadoria virtual e abrir espaço de discussão sobre arte contemporânea dividido em três encontros:

1. Circulação e insegurança alimentar; 
2. A interdependência entre a espécie humana e outras espécies e 
3. Metáforas de doenças e discriminação.

Diante do contexto atual de isolamento social e pandemia, a arte contemporânea atua como disparador de reflexões sobre questões cada vez mais fundamentais no presente. Foram selecionados, assim, para o curso, alguns projetos artísticos interdisciplinares para serem debatidos no contexto atual que, por seu aspecto lúdico, permite tensionar a ordem das coisas e testar novas possibilidades de organização social, constituindo-se como um lugar fundamental para se refletir sobre a realidade e várias estratégias de ação do momento atual.


Marcus Mazieri é performer, dramaturgo, roteirista, diretor e pesquisador. É formado em Geografia pela UNICAMP e nos cursos de Humor e Dramaturgia da SP Escola de Teatro. Atualmente é mestrando em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É um dos fundadores do Coletivo Fleuma, onde escreveu, atuou e dirigiu as peças “Prática incessante” e “Gestos de equilíbrio” e fez dramaturgismo na obra “Estudos para macaco”. Seus trabalhos mesclam literatura, teatro, performance e audiovisual.

Gabriela Paiva de Toledo é mestre em História da Arte pela Unicamp e estudante de doutorado em História da Arte pela Southern Methodist University, Dallas, Texas. Realizou uma pesquisa de mestrado em teoria da arte do Renascimento Italiano, desenvolvendo um estudo sobre o tratado teórico do pintor e crítico milanês Giovanni Paolo Lomazzo. É autora de uma tradução crítica e comentada do “Idea del Tempio della Pittura” (1590) de Lomazzo que será publicada em breve na Coleção editorial A Palavra da Arte (Editora da Unifesp-Unicamp).



O curso será transmitido através do Zoom (plataforma de videoconferência), das 18h30 às 20h00 nos dias 01, 02 e 03 de julho. 

As inscrições terão o limite de 40 vagas e deverão ser realizadas através do link: https://forms.gle/CShrYHRdSBNG8T7i8

Haverá emissão de certificados apenas para aqueles que tiverem 75% de participação.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana