terça-feira, 16 de junho de 2020

Curso online Fundação Pró-Memória: HISTÓRIA ORAL - CONCEITOS E PRÁTICAS

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, por meio do Projeto Escola do Patrimônio, em parceria com o Departamento de História da UNICAMP, oferece curso online sobre História Oral - conceitos e práticas.

A Fundação Pró-Memória realizará, por meio do Projeto Escola do Patrimônio, em parceria com o Departamento de História da UNICAMP, um curso online gratuito sobre História Oral: conceitos e práticas que será ministrado por Lívia Morais Garcia Lima (Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atualmente é docente do Programa de Mestrado em Educação do Unisal - Americana/SP, pós - doutoranda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP, pesquisadora colaboradora do centro de memória da UNICAMP ).

A metodologia da História Oral, permite o fazer da história do tempo presente, evidencia as visões e interpretações de grupos, tradicionalmente, invisibilizados e não ouvidos, amplificando as vozes e tensionando as versões oficiais e os discursos hegemônicos. 

É ferramenta de pesquisa fundamental para trabalhos de cunho social e histórico que utilizem qualquer aspecto da oralidade como fonte e para o registro da história das comunidades, além de constituir-se em ferramenta inovadora para a constituição de acervos públicos de memória.

O presente curso tem por objetivos:
  • Apresentar a importância das fontes orais na valorização da memória de grupos.
  • Proporcionar ao participante um contato com as principais técnicas de história oral, preparando-o para usar a oralidade na constituição e acervos de memória. 
  • Capacitar os participantes para a implementação de projetos de história e memória e para a constituição de acervos de memória.


As aulas acontecerão na plataforma de videoconferência Jitsi Meet no dia 19 de junho das 14h às 17h. 

As inscrições deverão ser realizadas através do link:  https://forms.gle/9N1A2rSoGzA169wr9


Haverá emissão de certificados para os alunos que participarem!

Para mais informações:

Instagram: promemoria_indaiatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana