quarta-feira, 3 de junho de 2020

Pontilhão da Estrada de Ferro de Indaiatuba

Na quadra da rua 9 de julho entre as ruas 7 de setembro e Rua Augusto de Oliveira Camargo encontra-se os vestígios do pontilhão da Estrada de Ferro Sorocabana. 

Esse pontilhão ficava bem próximo à Estação de Indaiatuba. Hoje, há somente os muros que estreitam essa rua, mas, até a década de 1980, haviam também os dormentes de madeira e os trilhos de ferro da antiga ferrovia.


Durante a construção dessa importante ferrovia que ligou a cidade de Indaiatuba à capital, Itu, Sorocaba e Campinas, em 1873 a Companhia Ytuana fez alguns aterros na cidade para a instalação dos trilhos.

O pontilhão, antes de ser construído, foi objeto de muita discussão na cidade. A Companhia ferroviária havia previsto apenas a construção de um bueiro para escoamento de água no local. 

Os vereadores da cidade embargaram a obra da ferrovia em 1875 para negociar que a rua 9 de julho não fosse bloqueada pela estrada de ferro. Depois de muita negociação, a Ytuana concordou em fazer um pontilhão no local.

Construído em alvenaria de pedra e tijolos e rebocado em algumas partes, o pontilhão permitiu a passagem de automóveis e pedestres pela rua 9 de julho que, na época era muito utilizada pelos moradores da cidade.

Estabelecido no coração da cidade, a passagem do pontilhão era muito utilizada como um atalho entre o centro da cidade, o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) e os bairros Santa Cruz e Vila Brizzola.



Fonte: JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de; SIVIERO, Fernando Pascuotte. O Patrimônio Cultural de Indaiatuba: História e Memória. Indaiatuba/SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2020.
A imagem pode conter: céu, nuvem, árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza
Imagem 1 - Crédito: SIVIERO, Fernando. Pontilhão da Estrada de Ferro de Indaiatuba. Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018. Coleção História de Indaiatuba. Arquivo Público Municipal de Indaiatuba Nilson Cardoso de Carvalho.

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Imagem 2 - Crédito: SIVIERO, Fernando. Pontilhão da Estrada de Ferro de Indaiatuba. Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018. Coleção História de Indaiatuba. Arquivo Público Municipal de Indaiatuba Nilson Cardoso de Carvalho.

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Imagem 3 - Crédito: SIVIERO, Fernando. Pontilhão da Estrada de Ferro de Indaiatuba. Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018. Coleção História de Indaiatuba. Arquivo Público Municipal de Indaiatuba Nilson Cardoso de Carvalho.

A imagem pode conter: planta, céu e atividades ao ar livre
Imagem 4 - Crédito: SIVIERO, Fernando. Pontilhão da Estrada de Ferro de Indaiatuba. Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018. Coleção História de Indaiatuba. Arquivo Público Municipal de Indaiatuba Nilson Cardoso de Carvalho.

A imagem pode conter: árvore, planta e atividades ao ar livre, texto que diz "Com a retirada dos trilhos da Fepasa, o histórico pontilhão foi danificado"
Imagem 5 - Crédito: Arquivo Público Municipal de Indaiatuba Nilson Cardoso de Carvalho


Nenhuma descrição de foto disponível.

Imagem 6 - Locomotiva passando sobre o pontilhão, provavelmente no início da década de 1980.
Crédito: Acervo pessoal de Zé da Gaita, cedida para publicação no Dinossauros de Indaiá (Patrick Ribeiro em 05/11/2012)



Nenhuma descrição de foto disponível.

Imagem 7 -
Crédito: Acervo de Sérgio Ueda Art-Foto originalmente publicada por Patrick Ribeiro no Dinossauros de Indaiá em  11/08/2011





Imagem 8 -
Crédito: Acervo Roberto Ulitska publicada no Dinossauros de Indaiá em  20/02/2016




Imagem 9 -
Crédito: Charles Fernandes
Projeto de Pontilhão feito em bico de pena sobre linho

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