Em 16 de julho de 1890 cogitou-se a construção de uma linha de bonde para ligar Itaici à Campinas
(Fonte: Jornal O Correio Paulistano do dia 16 de julho de 1890)
Em 14 de fevereiro de 1891, outros interessados também se manifestaram sobre a linha.
(Fonte: Jornal O Correio Paulistano do dia 14 de fevereiro de 1891)
Pela sua importante localização para o escoamento de produtos, a Estação de Itaicy também era usada como fator de valorização das propriedades do entorno.
(Fonte: Jornal O Correio Paulistano do dia 15 de fevereiro de 1891)
Jornal do Comércio de 23 de junho de 1892
Pela sua importante localização para a logística dos fazendeiros de café que exportavam o produto, a Estação de Itaicy também era usada como fator de valorização das propriedades do entorno.
(Fonte: Jornal O Correio Paulistano do dia 01 de janeiro de 1893)
Em 1894, o poder público publicou melhorias que eram necessárias em várias estações, linhas e serviços da então responsável pela Estação de Itaici, a Companhia União Sorocabana e Ituana.
(Fonte: Jornal O Correio Paulistano do dia 10 de julho de 1894)
Entre outras funções, a estação era utilizada como referência comercial de armazenamento, revenda e despacho de mercadorias. Repare que não se fala "Indaiatuba", mas sim Itaicy.
(Fonte: Jornal O Correio Paulistano do dia 11 de setembro de 1894)
Na publicação acima, vemos uma reclamação referente a demora do envio de um telegrama enviado da Estação de Itaici. Entre outras funções preponderantes, a estação servia de "agência de correio" e mantinha um funcionário com a função de telégrafo.
Jornal "Minas Geraes - Orgam Official dos Poderes do Estado do dia 3 de março de 1895
Acidente ferroviário na Estação de Itaicy, provocado por um troly "esquecido" na linha.
Jornal "O Commércio de São Paulo" de 31 de agosto de 1895.
As estações ferroviárias eram utilizadas como endereço. Era o GPS da época. Onde você mora? Muitos respondiam o nome da estação em vez do nome do município.
Jornal " O Commércio de São Paulo" de 27 de novembro de 1895
Até a decadência do modal ferroviário (o que foi um processo, mas teve muita desvalorização no governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira _ JK), os funcionários das ferrovias possuíam considerável status, principalmente os que tinham o cargo de Chefe da Estação e/ou Chefe de Tráfego.
(Fonte: Jornal O Correio Paulistano do dia 31 de maio de 1897)
Jornal "A Nação - Orgão do Partido Republicano Federal do dia 11 de outubro de 1897
Solicitação de melhoramentos, publicada na edição de 28 de maio de 1899, no "O Correio Paulistano"
Favores para os amigos - "O Commércio de São Paulo" de 15 de abril de 1906
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