quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Presidente Prudente de Morais é recebido em Indaiatuba em 1898

 



Prudente José de Morais Barros foi o terceiro presidente da república do Brasil (de novembro de 1894 até novembro de 1898), e o primeiro presidente escolhido por eleiçãoParticipou da campanha pela proclamação da república no Brasil, assinando o Manifesto Republicano em 1870, fato que influenciou diretamente na criação do Partido Republicano em 17 de janeiro de 1872 na cidade de São Paulo, no qual Prudente de Morais atuou assiduamente nas atividades de propaganda. Além de republicano abolicionista, foi um defensor da liberdade religiosa e da descentralização da administração pública com a proposta de adoção do federalismo. Formado em direito também foi presidente do estado de São Paulo (cargo equivalente ao de governador e senador. (Leia mais sobre ele em um resumo publicado aqui).



Logo após o final do seu mandato como presidente da república, mais precisamente no mesmo mês em que acabou o seu mandato - novembro de 1898 - o então ex-presidente Prudente de Moraes visitou Indaiatuba.



Jornal " O Commércio de São Paulo" do dia 23 de novembro de 1898



A visita fez parte de um roteiro de trem, que partiu da Estação da Luz as oito horas da manhã para Piracicaba ao som do Hino Nacional e intensa movimentação de despedida de autoridades civil e militares, comerciantes, advogados, médicos e outros representantes. As nove horas e vinte e cinco minutos o trem chegou em Jundiaí onde a comitiva trocou de composição e partiu novamente, passando nas estações de Itupeva, Monte Serrat e chegou em Itaici as onze horas e quinze minutos.


A Estação de Itaici estava adornada caprichosamente com folhagens e festões de flores e bandeiras que se prolongaram em arco por um caminho até a residência do Barão de Itaici, conhecido popularmente como Chico de Itaici (leia aqui)

No comércio/residência de Chico Bulão (apelido do Francisco José de Araújo - o Barão de Itaici) foi oferecido à comitiva um lauto almoço. Recepcionaram o ex-presidente autoridades que vieram de um trem vindo de Itu (terra natal dele), entre eles os senhores Paulo Leite de Barros, Sebastião Martins, Ignácio Penteado, José Castanho, Dr. Aguiar de Camargo, Dr. Luiz Gabriel de Freitas, Adolpho Ravache, Dr. Eugenio Fonseca, Poncino de Camargo Canto  e alunos dos grupos escolares, de Itu, que ofereceram bouquets de flores para o ex-presidente.

Em seguida, o trem partiu para a estação de Indaiatuba (atual Museu Ferroviário), onde chegou as doze horas e cinquenta minutos.

A estação estava toda ornamentada, todo o leito da estrada de ferro em frente à estação estava coberto de palmas e folhagens de indaiá. Na gare, uma grande multidão estava reunida: todos do diretório do Partido Republicano de Indaiatuba, autoridades políticas, chefes políticos, escolas, professores e alunos.

O senhor Napoleão Luciano saudou Prudente de Morais e a família que o acompanhava. O professor Galdino Chagas apresentou as alunas da escola do sexo feminino, que cantaram o "Hymno da Independência", sendo aclamado pelo "dr. Prudente", como grafou o correspondente que registrou o evento. Em seguida, grande profusão de flores foi atirada sobre o ex-presidente. A comitiva saiu da Estação Ferroviária de Indaiatuba a uma hora e vinte minutos.

Passaram em Monte Mor, Capivari, Rio das Pedras e chegaram em Piracicaba as oito e meia da noite, onde foram recebidos com "esplendorosa recepção", incluindo banda, bombas, foguetes e morteiros e mais de três mil pessoas. Os detalhes de toda as recepções em cada estação podem ser lidos na edição 12675 do jornal "O Correio Paulistano".

Após a visita do ex-presidente do Brasil, o antigo "Largo da Cadeia" recebeu o nome de Praça Prudente de Morais e atualmente é chamada carinhosamente de "Praça dos Bancos" pelos indaiatubanos que ali passam apressadamente para usufruir do comércio e bancos do entorno, muitos sem saber que ali foi um centro de decisões políticas relevantes, uma vez que abrigou a Câmara Municipal (no mesmo prédio da cadeia) e, mais tarde, quando este foi demolido, o prédio da Prefeitura Municipal, onde hoje é uma loja de calçados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana