Sobre a história da plantação de uva em Videiras (Indaiatuba)*, estes são as informações mais antigas que eu achei até agora. O primeiro foi publicado em 24 de dezembro de 1890 no jornal "O Correio Paulistano", elogiando as "uvas de Itaicy" - nome dado ao local onde eram plantadas em referência à Estação Ferroviária de Itaici, ainda na época da Estrada de Ferro Ituana (Companhia Ytuana de Estradas de Ferro) que operou entre 1873 e 1904.
O segundo artigo foi publicado logo após, no dia 27 do mesmo mês e ano - em resposta ao primeiro - e trás informações adicionais.
Nota 1 - Videiras é um "local" de Indaiatuba, localizado após o Mosteiro de Itaici (Vila Kostka) em direção de Itupeva. Atualmente, o local não possui uma delimitação geográfica como os demais bairros, vilas e/ou condomínios da cidade. Ou seja, é um local cujo nome foi dado pelos habitantes, mas não consta oficialmente como logradouro ou algo semelhante. Em agosto de 2020, o vereador Alexandre Peres apresentou uma Indicação no Plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba solicitando ao prefeito Nilson Gaspar, junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia, para que fosse executada essa demarcação, justificando que o local "não possui demarcação específica, tendo, portanto, um nome popular, conhecido e histórico, mas não oficial. Em contato com a assessoria do vereador na data de hoje (06/01/2022) foi confirmado que a Indicação não teve resposta. (Veja aqui).
Nota 2 - Caso você tenha informações e/ou fotos antigas sobre a história de "Videiras" entre em contato através do formulário do blog, para construirmos essa história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário