Por iniciativa do ex-vereador João de Souza Neto - Januba da Banca (legislatura 2017/2020), a memória do músico, metalúrgico e líder comunitário Guilherme Padeti - que foi laureado em 2007, por iniciativa do então vereador Maurilio Gonçalves Pinto (in memorian) com o título honorífico "Cidadão Indaiatubano" - foi homenageada através da nomeação de uma praça no Distrito Empresarial Bartolomai (veja a lei aqui).
Quem foi Guilherme Padeti
Nascido em 25/02/1933 na cidade de Regente Feijó Estado de São Paulo, filho de Rafael Padeti e Virginia de Sote. Os pais eram lavradores e criaram oito filhos, sendo cinco homens e três mulheres no sitio da propriedade da família.
Estudou até a 4a. série em escola pública, tentou fazer o Cientifico (categoria do Ensino Médio, na época) na época, mas como ficava em outra cidade bem distante não pode continuar em função das condições.
Aos 11 anos de idade perdeu o pai, como os irmãos mais velhos já haviam se casado, começou a ajudar a mãe na lavoura com as irmãs mais novas.
Foi criado em uma família de músicos, onde o pai tocava acordeão, os irmãos era instrumentistas e cantavam também. Mesmo com a perda do pai, que era o incentivador, os irmãos continuar a tocar até que um deles, junto com Guilherme e um amigo formaram o "Trio Sincero".
O trio se apresentava em parques, circos e festas. Em 1958 chegaram a se apresentar no programa das irmãs Galvão na Rádio Bandeirantes.
Não vendo futuro na lavoura, resolveu mudar-se para Santo André (SP) começou a fazer cursos profissionalizantes para conseguir entrar no mercado de trabalho. Iniciou sua carreira profissional na indústria automotiva na Wolksvagem do Brasil, onde trabalhou por dois anos; trabalhou também na Vemag do Brasil, posteriormente comprada pela Wolksvagem do Brasil.
Em dezembro de 1965 casou-se com Amparo Garcia Padeti, tiveram dois filhos, sendo que o mais novo faleceu ainda bebê. Teve dois netos que hoje já estão na universidade.
Em 1967 começou a trabalhar na Mercedes Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP) e em 1978 foi transferido para trabalhar na unidade da Mercedes Bens em Campinas (SP), quando então mudou-se para Indaiatuba.
Inicialmente morou no Jardim Pau Preto; posteriormente em 1979 mudou-se para o bairro Jardim do Sol popularmente conhecido como "Vila das Mercedes". Como se tratava de um bairro novo em formação ainda, muitas famílias com muitas crianças em idade escolar e poucas vagas nas escolas mais próximas ao bairro, começaram-se os contatos com a Secretaria da Educação na época a Sra. Jane para conseguir as vagas necessárias para as crianças. Nesse momento começou sua trajetória e envolvimento com nas necessidades do bairro.
Em 1981, foi fundada a sociedade amigos de Bairro do Jardim do Sol - SolSol, quando participou do Conselho Executivo, assumindo como 2° tesoureiro. Nesta ocasião assumiu a responsabilidade junto com sua esposa do transporte escolar das crianças para outras escolas da cidade. Foram 6 anos fazendo este trabalho social. Em conjunto com os outros membros da sociedade, sempre tentando levantar fundos através de festas, quermesses e eventos para começar a construção da sede.
E julho de 1989, foi eleito presidente da entidade dando continuidade aos trabalhos. Foram realizadas as reformas do salão social, construção do campo de bocha, malha, salão de festas, academia e a construção do ginásio de esportes, esse último, uma das maiores conquistas da entidade idealizado por ele.
Havia uma quadra descoberta e surgiu a ideia de ter um ginásio para proporcionar maior conforto e segurança aos frequentadores, bem como incentivar e enriquecer o esporte amador de Indaiatuba. As obras começaram por volta de 1994, e devido ao auto custo, levou cerca de oito anos para sua conclusão, com a sociedade angariando fundos através de seus eventos.
A inauguração deste sonho foi no dia 20 de outubro de 2002. Paralelamente as atividades da sociedade foi muito atuante junto a prefeitura, buscando melhorias para o bairro.
Ajudava outras entidades filantrópicas disponibilizando o espaço da sociedade para organização de eventos a fim de arrecadarem fundos. Sempre foi uma pessoa voltada a família, correta, participava e preocupada com o bem-estar das pessoas sempre buscando ajudá-las.
Em função de problemas de saúde, sua participação foi se restringindo, embora ele sempre acompanhasse a Organização. Seu objetivo era finalizar seu último mandato como presidente que se encerraria em junho de 2019 e somente atuar como Conselheiro, mas infelizmente não conseguiu concluir, vindo a falecer em 07/04/2019.
Espaço de lazer está localizado entre Distrito Bartolomai e Jardim do Sol
A praça Guilherme Padeti, localizada no Distrito Empresarial Bartolomai, teve a cerimônia de inauguração comandada pelo prefeito Nilson Gaspar na noite de sexta-feira (04/03/2022) e contou com a presença de autoridades municipais. A data foi marcada por homenagens à família do ex-presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Jardim do Sol, a Sol-Sol, que dá nome à praça, e também ao morador Heriberto Antônio de Carvalho, que ajuda a manter o espaço de lazer.
A praça Guilherme Padeti é composta por um playground, equipamentos de aquecimento para atividades físicas, meia quadra de basquete, paisagismo e calçamento.
Em seu discurso, Gaspar ressaltou o trabalho comunitário feito por Guilherme Padeti. “O seu Guilherme usava o cargo na Sol-Sol para buscar melhorias para o bairro e beneficiar os moradores aqui do Jardim do Sol. Vamos continuar trabalhando por essa região com novos projetos em prol da comunidade local”, ressaltou. “Daqui a uns trinta dias devemos dar a Ordem de Serviços para a construção de uma unidade de Saúde no Jardim Umuarama, que também vai beneficiar essa região. Vamos colocar na nossa programação de trabalho a iluminação com lâmpadas por LED toda essa região, incluindo o Jardim Umuarama, Jardim do Sol, Bartolomai e Jardim Flórida. Também vamos revitalizar a praça Dirce Grama”, anunciou o prefeito.
Entre as autoridades que prestigiaram o evento de inauguração estavam o presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, vereador Pepo Lepinsk, e os vereadores Silene Carvalini; Alexandre Peres; Décio Rocha da Silva; professor Sérgio José Teixeira; Wilson José dos Santos, o Índio da Doze, e Arthur Spíndola. Secretários municipais e o delegado titular da Polícia Civil, Dr. Luís Fernando Dias de Oliveira também estiveram presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário