terça-feira, 13 de junho de 2023

Silene Carvalini é a primeira mulher a presidir uma sessão da Câmara

 Vereadora exerce seu segundo mandato na Casa de Leis, 

onde desde 2021 ocupa a primeira-secretaria




A vereadora Silene Carvalini presidiu nesta segunda-feira (12 de junho de 2023) a sessão da Câmara. Esta foi a primeira vez que, na centenária história do Legislativo local, uma mulher presidiu uma sessão plenária – instância máxima de discussão e deliberação do Poder Legislativo Municipal das leis que normatizarão a vida dos munícipes.

Primeira-secretária da Casa de Leis, Silene assumiu a presidência da sessão após o presidente Pepo Lepinsk anunciar que se encontrava indisposto e o vice Luiz Carlos Chiaparine, ausente.

Emocionada, Silene comentou o fato: “Este é dia histórico para as mulheres de Indaiatuba que, assim como eu, um dia desejaram pensar no bem da cidade como agente pública. Esse feito se deve também à sensibilidade do Pepo para as nossas demandas e expectativas, e, consciente da necessidade de acontecimentos que marquem a igualdade de direitos e oportunidades para ambos os sexos, Pepo entendeu que hoje a sessão poderia ser marcada por um momento carregado de grande simbolismo para a luta feminina”.

Após a sessão, Pepo Lepinsk disse que há tempos aguardava uma oportunidade para poder homenagear as mulheres de uma forma mais solene. “Presidir uma sessão ordinária do Legislativo de uma cidade tão maravilhosa como Indaiatuba, momento no qual os vereadores deliberam sobre o futuro da cidade e de seu povo, é uma distinção que não pode ser exclusiva do sexo masculino”, afirmou.

História

Em seus 164 anos de existência, a Câmara de Indaiatuba viu passarem pela presidência mais de 100 vereadores homens e, até ontem, nenhuma mulher. Quem confirma o fato é a historiadora e assessora parlamentar Eliana Belo Silva, que há décadas escreve sobre os momentos marcantes da cidade. “O dia 12 de junho de 2023 certamente ficará gravado na história de nosso município e, sobretudo, na história das lutas das mulheres por igualdade”, sublinhou. “E fico ainda mais contente por esta quebra do exclusivismo masculino ter acontecido com a Silene, que é uma pessoa digna, enfermeira dedicada e representante popular com inúmeros projetos voltados à melhoria da qualidade de vida das mulheres”.


Crédito da imagem e texto: Comunicação da Câmara Municipal de Indaiatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana