segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
Nossa Senhora Candelária
domingo, 22 de janeiro de 2017
Alterações Climáticas e Aquecimento Local em Indaiatuba
domingo, 15 de janeiro de 2017
Diretoria de Ensino elogia Escola do Patrimônio da Fundação Pró-Memória e UNICAMP
As 112 nascentes protegidas por lei em Indaiatuba
Como se encontram as 112 nascentes protegidas por lei em Indaiatuba?
- Preservadas – nascentes com área totalmente coberta por vegetação nativa ou em adiantado estágio de recomposição. Áreas com altos graus de resiliência, capaz de retornar à usa condição original sem ajuda externa, em casos de leve degradação.
- Alteração média ou baixa – nascentes com área parcialmente coberta por vegetação nativa, em estágios iniciais de recomposição ou em degradação Inicial. Áreas com capacidade restrita de resiliência, incapaz de retornar à sua condição original sem ajuda externa, mas capaz de adotar uma situação estável mas diferente da original. Áreas em que são indicados o plantio de espécies nativas, o controle de pragas e competidoras como gramíneas e lianas, o controle de espécies invasoras exóticas e o enriquecimento da biodiversidade através de plantio de essências nativas.
- Grande alteração– nascentes com área quase ou totalmente desmatada. Áreas SEM capacidade de resiliência, incapazes de retornar à uma condição estável sem ajuda externa. Áreas em que são indicados o plantio de espécies nativas, o controle de pragas e competidoras como gramíneas e lianas, o controle de espécies invasoras exóticas e o enriquecimento da biodiversidade através de plantio. Algumas áreas foram consideradas degradadas devido a existência de edificação ou impermeabilização de parte de sua área de proteção ciliar, inviabilizando a capacidade de recuperação total da APP.
terça-feira, 10 de janeiro de 2017
FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA COMEÇA A RECEBER INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO NABOR PIRES CAMARGO
segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
Instrumento de Pesquisa: Francisco Nardy Filho
Relação dos documentos pertencentes ao Arquivo Pessoal de Francisco Nardy Filho.
Dra. Anicleide Zequini: ani.zequini@usp.br
Em 1992 o Arquivo do Museu Republicano “Convenção de Itu” recebeu das mãos do jornalista Ednam Mariano Leme da Costa, uma significativa Coleção de documentos produzidos e colecionados por Francisco Nardy Filho.
Francisco Nardy Filho, também conhecido como Chiquito Nardy, nasceu em Itu em 1879 e faleceu no ano de 1959. Historiador-jornalista, foi membro do Instituto Histórico Geográfico de São Paulo, Diretor do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo e jornalista em Itu. Em, 1952, recebeu da Câmara ituana o título de “Ituano Emérito”. Escreveu inúmeros artigos e crônicas literárias e históricas tanto para a grande imprensa como o jornal O Estado de São Paulo (1935-1958), Correio Paulistano e A Gazeta, como para jornais ituanos como a Folha de Itu e, principalmente, A Federação.
Dedicou-se a pesquisa e estudo sobre a história de Itu. Sua obra mais conhecida é a “A Cidade de Ytu”, considerada um obra referencia para todos aqueles que pretendem iniciar um pesquisa sobre a Historia da Cidade de Itu. Publicou também estudos sobre as antigas famílias ituanas, clero, costumes, tradições, biografias, monografia sobre a fábrica de tecidos São Luiz, notas históricas do Convento do Carmo de Itu e sobre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu, entre muitos outros.
Sua trajetória como historiador pode ser acompanhada através dos inúmeros cadernos de pesquisa e originais, escritos de próprio punho, sobre os mais diferentes assuntos: biografias, igrejas, edifícios públicos, cotidiano, festas populares e acontecimentos políticos.
Além dos manuscritos, a Coleção possui uma série de recortes de jornais com artigos e crônicas publicadas por ele, nos jornais de Itu e da Capital. Curioso é o suporte usado para a colagem destas matérias, como pedaços de tampas de caixas de sapato ou camisa, folhas de calendários, envelopes de cartas, entre outros, o que conta um pouco para a para a reconstrução do contexto de sua produção, história de vida.
A preservação da Coleção doada por Ednam, amigo e colega de trabalho de Nardy Filho deve-se, primeiramente, ao doador e sua preocupação e sensibilidade em guardar os escritos e, posteriormente, encaminhá-los à Instituição. Ao Arquivo do Museu Republicano, em identificar e organizar esses documentos colocando-os para a pesquisa.
1.
Grupo: Vida Familiar
Série: Correspondências enviadas
Descrição:
Esta série contém cartas de agradecimento enviadas pelos familiares do titular à Câmara Municipal de Itu, São Paulo, Marília, Convento do Carmo e ao Deputado Estadual Archimedes Lamoglia a solidariedade e homenagens póstumas ao titular. Consta ainda de uma cópia da carta de divulgação pela edição do terceiro volume da obra A Cidade de Itu..
Notação: P. 07
Quantidade: 7 unidades documentais
Datas-limites: 1959-1969
2.
Grupo: Vida Familiar
Série: Correspondências recebidas
Descrição:
Esta série contém cartas sobre o envio de publicações, agradecimento, envio de dados biográficos, informações sobre o Histórico de Itu, bem como correspondências de caráter profissional como chefe da agência dos correios da Luz São Paulo, a Novelli Júnior e de pêsames pelo falecimento do titular.
Notação: P.01
Quantidade: 54 unidades documentais
Datas-limites: 1929-1969
3.
Grupo: Vida Familiar
Série: Dossiê: Homenagens Póstumas
Descrição:
Esta série contém recortes de matérias jornalísticas sobre o titular, flâmulas, convites de eventos, matérias publicadas no Diário Oficial e discursos.
Notação: P. 01
Quantidade: 62 unidades documentais
Datas-limites: s/d
4.
Grupo: Vida Profissional
Série: Anotações de Pesquisas
Descrição:
Esta série contém anotações de pesquisas realizadas pelo titular referentes a História da cidade de Itu.
Notação: P. 03
Quantidade: 15 unidades documentais
Datas-limites: s/d
5.
Grupo: Vida Profissional
Série: Dossiê: Coleção de Documentos
Descrição:
Esta série contém correspondência enviada ao Padre Miguel Corrêa Pacheco e Bartalomeu Thadei e cópia da escritura de doação do padre Miguel Corrêa Pacheco.
Notação: P.03
Quantidade: 4 unidades documentais
Datas-limites: 1852-1871
6.
Grupo: Vida Profissional
Série: Dossiê: Documentos Coletados para Pesquisa
Descrição:
Esta série contém cópias de documentos coletadas na Cúria Metropolitana de S. Paulo, Arquivo do Estado de São Paulo, Mosteiro das Concepcionistas de Nossa Senhora das Mercês de Itu-SP e Bispado de Sorocaba.
Notação: P. 02
Quantidade: 108 unidades documentais
Datas-limites: s/d
7.
Grupo: Vida Profissional
Série: Matérias Jornalísticas de artigos publicados
Descrição:
Esta série contém recortes de artigos publicados em jornais de Itu, região e São Paulo, abrangendo temas como: Recordando, Piracicaba, Crônicas Históricas, Roceiros e Pretos, A Cidade de Itu (V. Volume), Um pouco de nossa história. Reminiscências de minha infância e mocidade, o Padre Bento Dias Pacheco, Crônicas Históricas, os Pacheco e os Ferraz, Biografias, Famílias ituanas antigas e modernas suas origens, O antigo clero ituano ( volume 1 e 2).
Notação: P.07, P.08
Quantidade: 14 cadernos, 22 unidades documentais
Datas-limites: s/d
8.
Grupo: Vida Profissional
Série: Originais para publicação
Descrição:
Esta série contém originais do livro Padre Bento Dias Pacheco, o Santo Apostolo dos Lázaros, artigos: Um tumulto na Matriz de Itu, São Bernardo, Itararé, A chegada das irmãs, Um capiau precavido, O conventinho das mercês, A mula sem cabeça do Paulo mano, Nhõ Frederico, Antigalhas, Um vulto suspeito, Reminiscências, Indaiatuba, A história do Conventinho de Santa Rita , de Itu-SP, Notas Cronológicas da cidade e Paróquia de Itu, Apontamentos biográficos, Histórico das igrejas Santa Casa de Misericórdia, Colégio Patrocínio, Recolhimento Nossa Senhora das Mercês, Colégio São Luiz Gonzaga, Hospital dos morféticos, Biografias dos párocos ituanos, Cemitérios, Irmandades, Juizes de direito, Administração eclesiástica, Histórico do Padre Antonio Pacheco e Silva e Bento Dias Pacheco, Artigos publicados no Jornal A Federação de Itu (1906-1925), Artigos: O Seminário do Padre Campos, Um cedro e três imagens, Os Mariano da Costa e Alvares Lobo, Os Paula Leite, As igrejas de Itu, A bandeira do 21 de abril, A bandeira do Francelino, irmandades e confrarias, O Benedito Ramos, Devoções, festas e procissões, altares imagens e painéis, D. Antonio, Padre Miguel e conventinho, Antonio Congo, Morreu berrando, Um tumulto na matriz de Itu, Ainda no São Luiz, Descabida escusa, Carros troles e autos, Um centro de turismo, O cruzeiro, O Cônego Trindade, Seu último livro, O vigário, O relógio e o sino, No circo, Espetáculo de amadores, Campinas, As igrejas de Itu, Porto Feliz, Locomotivas, vagões e lideranças, O vigário, o relógio e o sino, Zelos tardios e Aos turistas.
Notação: P.05, P. 06
Quantidade: 20 cadernos, 47 documentos avulsos
Datas-limites: s/d
9.
Grupo: Vida Profissional
Série: Nomeações de Cargos
Descrição:
Esta série contém nomeações do titular aos cargos de substituto de professor da segunda escola da Vila Nova de Itu: Carlos Grellet Júnior, de professor do bairro dos Olhos d’água em Itu: Emílio de Oliveira Rosa e ajudante da agência do correio de Itu.
Notação: P.09
Quantidade: 7 unidades documentais (4doc. Originais)
Datas-limites: 1909-1920
10.
Grupo: Vida Profissional
Série: Promoções de Cargos
Descrição:
Esta série contém registros de promoções do titular ao cargo de Agente do Ministério da Viação e Obras Públicas (agente do correio).
Notação: P. 09
Quantidade: 3 unidades documentais
Datas-limites: 1938-1945
11.
Grupo: Vida Profissional
Série: Registros de Pesquisa
Descrição:
Esta série contém cópias de documentos sobre Porto Feliz, Paróquia de Nossa Senhora da Candelária de Itu, Ofícios, Circulares, Aprovações, Licenças e Provisões da Câmara de Itu, Efemérides, Documentos Interessantes, História Geral das Bandeiras Paulistas, Anais do Museu Paulista, História Seiscentista de São Paulo, Correspondência do padre Miguel Correa Pacheco, Correio Paulistano, Dados biográficos e históricos, Revista do Instituto Histórico do Rio de Janeiro.
Notação: P. 03
Quantidade: 11 cadernos
Datas-limites: s/d
12.
Grupo: Vida Profissional
Série: Títulos Honoríficos
Descrição:
Esta série contém cópia do titulo de Ituano Emérito concedido ao titular.
Notação: P. 09
Quantidade: documento único
Datas-limites: 1952
13.
Grupo: Vida Social
Série: Dossiê: Flâmulas Comemorativas
Descrição:
Esta série contém flâmulas comemorativas ao centenário da chegada das irmãs de São José à Itu (1858-1958), Jubileu de Prata da Arquidiocese de São Paulo (1931-1956), 90º aniversário da fundação do apostolado da oração no Brasil (1871-1861), recepção aos romeiros (1961), 350º aniversário da fundação de Itu, aniversário de Pindamonhagaba (1705-1959).
Notação: P. 09
Quantidade: 06 unidades documentais
Datas-limites: 1956-1961
14.
Grupo: Vida Social
Série: Dossiê Título de Cidadão Emérito
Descrição:
Esta série contém, recortes de jornais, correspondências, discursos e fotografias referentes as comemorações pelo título de Cidadão Emérito, concedido ao titular pela Câmara Municipal de Itu, em 1952
Notação: P. 04
Quantidade: 1 álbum
Datas-limites: 1952
15.
Grupo: Vida Social
Série: Dossiê: Homenagens Recebidas
Descrição:
Esta série contém um exemplar do jornal A Federação, de 1952, em tecido e discurso.
Notação: P. 09
Quantidade: 3 unidades documentais
Datas-limites: 1952
Obs: Há documentos sem data
Postagens mais visitadas na última semana
-
Major Alfredo Camargo Fonseca Líder do poder executivo (como intendente e como prefeito) durante 30 anos, 5 meses e 8 dias Custódio Ta...
-
Introdução Este texto aborda duas questões que se complementam: o processo de montagem/viabilização do loteamento do Jardim Morada do Sol de...
-
texto de Martha Andrade Barbosa Marinho A presença dos presbiterianos no município de indaiatuba está próximo a completar um século. ...
-
(clique para ampliar)* Professor Carlos Tanclér e alunos J osé Tanclér (esquerda), sua esposa Maria Pugliesi Tanclér (...
-
Eliana Belo Silva E m 2010 a Escola Estadual Dom José de Camargo Barros vai completar seu Jubileu de Rubi . O "Dom José...
-
Alterações Climáticas e Aquecimento Local em Indaiatuba Com a constante preocupação mundial sobre mudanças climáticas, é necessário que ...
-
texto de Eliana Belo Silva EDSON RODRIGUES (Edson Gaúcho) nasceu no município de Rancho Alegre, no Paraná, no dia 25 de fevereiro de 1...
-
Por Arnaldo Forti Battagin, janeiro de 2019 Estimulado pela curiosidade de minha amiga Euzemira Magda Pinto Villares, a quem trato carinhosa...
-
Texto de Henrique Ifanger Do livro Fragmentos de Memórias que você pode ler completo aqui . Em 1919, as famílias de João e José Am...
-
Eliana Belo Silva Coluna semanal "Identidade Indaiatubana" - Jornal Exemplo Publicado em 23/10/2015 MATADOURO Atualmente contamos ...