domingo, 3 de janeiro de 2021

A Casa Paroquial de Indaiatuba

A casa paroquial é uma construção datada do início do século XX, mas que apresenta características arquitetônicas do período colonial e imperial.

Ela encontra-se no limite da área plana da colina onde a cidade começou a ser construída no século XVIII-XIX. Por isso, essa construção apresenta alguns níveis diferentes em relação ao terreno.

A casa está próxima de outros bens tombados da cidade, como a Igreja Matriz, o muro de taipa e o Casarão Pau Preto.

Trata-se de um imóvel de propriedade da paróquia municipal na qual residiram vários religiosos da cidade.

Ela possui uma planta retangular com corredor central que atravessa toda a residência, uma varanda nos fundos e cômodos distribuídos de ambos os lados do corredor.

Suas portas e janelas são maiores do que o padrão do início do século XX. Isso leva a crer, de acordo com o parecer técnico CLP 27/2002, que tratam-se de doações ou peças de demolição.

As aberturas da fachada principal possuem vergas em arco pleno com bandeira em ferro (porta) e vidro colorido (janelas) e, nas laterais, verga reta, sem bandeira.

Ela foi construída com alvenaria de tijolos e tem um telhado em quatro águas sem uso de calha ou platibanda (elemento arquitetônico típico do século XX).

Há registros que a casa passou por uma reforma em 2002 na qual mantiveram-se alguns elementos originais (como as portas) e trocaram outros (como a estrutura do telhado).







JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de; SIVIERO, Fernando Pascuotte. O Patrimônio Cultural de Indaiatuba: História e Memória. Indaiatuba/SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana