domingo, 3 de janeiro de 2021

Caixa d'água (Conjunto Arquitetônico do Casarão Pau Preto)

A caixa d'água do Casarão Pau Preto, antigamente também chamada de castelo d'água, foi feita entre 1885 e 1892 fazia parte da antiga fábrica de beneficiamento de café construída por Joaquim Emygdio de Campos Bicudo.

Caixa d’água e fábrica foram construídas ao lado do Casarão Pau Preto, estabelecidos próximos a outros bens culturais da cidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, Casa Número 1 e casa paroquial.

Elas representam o período no qual a produção de café movimentava a economia do município e região, a primeira metade do século XX.

Construído para alimentar as máquinas e o processo de beneficiamentos do café, esse bem cultural foi construído em alvenaria de tijolos, assim como a casa de máquinas e tulha (já demolida) ao seu lado. Todas essas construções foram feitas sob o estilo industrial inglês.

Ela tem 6,30m de altura, com uma base circular de 5m de altura e 2,7m de diâmetro e o reservatório de água de 1,3m de altura e 2,5m de diâmetro, totalizando um volume de 3,5m³ de água. As paredes da base são rebocadas e a do reservatório, em tijolo aparente com duas molduras (uma no alto e outra na base).

Ao lado da caixa d'água da praça Rotary e do chafariz da praça Elis Regina, esse bem cultural representa a memória da história do abastecimento de água da cidade.






JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de; SIVIERO, Fernando Pascuotte. O Patrimônio Cultural de Indaiatuba: História e Memória. Indaiatuba/SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2020.
Fotografias: SIVIERO, Fernando. Detalhe da alvenaria da caixa d’água do Casarão Pau Preto. Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018.
Casarão Pau Preto, Rua Pedro Gonçalves.1981. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Público Municipal de Indaiatuba Nilson Cardoso de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana