quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Fundação Pró-Memória de Indaiatuba lança coleção de livros com resgate inédito da história da cidade

Pesquisa, em parceria com universidades renomadas, durou seis anos e traz registros do impacto na formação da cultura e identidade do município; os livros são um diálogo interdisciplinar que reflete duas linhas de estudo

 

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba promove, no dia 1º de fevereiro, o lançamento oficial da coleção “Patrimônio Cultural de Indaiatuba”, composta por 5 livros. O evento, que será virtual, a partir das 14 horas, marca o aniversário de 27 anos da Autarquia, ligada à Prefeitura da cidade. As publicações são resultado de um projeto de pesquisa, feito em parceria com universidades renomadas, que durou seis anos. Cada livro traz o registro do impacto na formação da cultura e da identidade de Indaiatuba, por meio de um diálogo interdisciplinar que reflete linhas de pesquisa sob diversas temáticas.

“Esta coleção é um objeto de estudo inédito que objetivou investigar e entender o impacto que o patrimônio edificado, documental, museológico e arqueológico trouxe para a formação cultural e para a identidade da cidade. Trata-se de um diálogo interdisciplinar marcante com diversos olhares norteados por duas linhas de pesquisa: o Patrimônio Cultural, Memória e Cidade; e as Instituições de Memória e Acervos”, conta Carlos Gustavo Nóbrega, superintendente da Fundação Pró-Memória e coordenador-geral do projeto.

Nilson Gaspar, Prefeito de Indaiatuba, parabeniza a Fundação Pró-Memória pela iniciativa e ações desenvolvidas que visam preservar o patrimônio histórico da cidade. “Valorizo muito o trabalho de toda equipe, principalmente porque Indaiatuba está em franco desenvolvimento e precisamos preservar a sua identidade histórico-cultural, e isso não seria possível se não tivéssemos profissionais altamente qualificados atuando nesta área”, diz.

Ao todo, foram impressas 500 unidades dos cinco volumes: “A Fazenda da Cachoeira do Jica”; “Catálogo da Hemeroteca”; “Guia das Fazendas”; “Guia dos Fundos Públicos”; e “Plano Museológico”, que serão distribuídos para escolas municipais, universidades e bibliotecas a fim de democratizar a informação para que contribua, eficientemente, para o desenvolvimento social e construção do senso crítico da população. “Resgatamos, com estes registros, pérolas muito importantes que estavam escondidas e são fundamentais para a formação da cidadania”, afirma Nóbrega.

Os materiais integram outros títulos que visam divulgar o trabalho aprofundado de pesquisa idealizado pela Fundação Pró-Memória para fomentar a discussão, preservação e difusão dos bens culturais de Indaiatuba, promovendo a capacidade de mudança da sociedade acerca do meio social em que estão inseridas. Futuramente, todos os títulos serão transformados em e-books para acesso em diferentes plataformas digitais.

Outras ações


Além do lançamento da coletânea, a Fundação Pró-Memória apresentará o novo site, totalmente repaginado e mais interativo, além do acesso à Biblioteca Municipal, que, agora, tem acesso on-line aos seus mais de 400 títulos. “Desenvolvemos uma nova plataforma que tornará mais fácil o acesso ao nosso acervo, à reserva e à renovação de livros. O sistema de coleta e devolução passará a ser drive-thru”, revela o superintendente que acredita que, desta forma, haverá um maior controle das reservas e, consequentemente, do extravio dos livros.

Todo o investimento, segundo Gaspar, visa o desenvolvimento sustentável para fomentar a Cultura e a Educação. “Com a Biblioteca Virtual, facilitamos o acesso da população aos livros produzidos sobre Indaiatuba, assim como a valorização da história de nossa cidade. Tudo o que facilita e amplia o acesso à leitura é muito bem-vindo”, finaliza.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana